Curso de liderança escolar - inspirado no modelo inglês de formação de gestores

Voltado para dirigentes, coordenadores, superintendentes, diretores e gestores da educação, o Curso de Liderança Escolar oferece um treinamento dinâmico e sob medida para transformar gestores eficientes em líderes inspiradores. 

O Curso de Liderança escolar visa desenvolver habilidades de liderança e ensina como formar equipes colaborativas, lidar com resistências e a pensar em ações que favorecem o ensino e a aprendizagem, entre tantos outros tópicos essenciais relacionados à gestão educacional. 

O conteúdo do curso alia o conhecimento técnico com as melhores práticas de escolas britânicas, adquiridos e compilados ao longo de décadas de pesquisa sobre lideranças educacionais eficazes.

INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TURMAS EM BREVE
Cadastre seu email e entraremos em contato quando abrirem novas vagas

Módulos

A versão especialmente criada para escolas particulares tem carga horária total de 40 horas e será composta pelos seguintes módulos:

  • Criando e comunicando visão: O objetivo central deste módulo é ajudar o gestor a entender o poder e a importância do conjunto formado por visão, missão e valores. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar a visão de sua escola a partir da criação desses três conceitos. É feita, ainda, uma análise sobre a importância de se ter objetivos definidos.
  • Estilos de liderança e gestão: A diferença entre liderança e gestão é explorada e seis modos de liderança são analisados. Os participantes poderão refletir sobre seu estilo de liderança predominante e descobrir como desenvolver os demais.
  • Liderando ensino e aprendizagem eficazes: Esta unidade analisa os esforços das escolas na educação das crianças. Também discute como são constituídas as boas práticas de ensino e como promover o aprendizado eficaz.
  • Construindo equipes de trabalho: Este módulo abrange a formação de propostas, modelos e equipes de trabalho. Também propõe formas de lidar com resistências dentro da equipe. Introdução aos modelos de Belbin e Pareto.
  • Construindo capacidade de liderança e desenvolvimento de equipe: Nesta unidade, são tratados os seguintes assuntos: a importância da motivação, o ciclo que pode levar à desmotivação e as opções do líder quando a equipe está desmotivada. Também explora a relação entre desenvolvimento profissional e aprendizagem dos alunos, além de apresentar quais as melhores formas de distribuir a liderança dentro da escola.
  • Gerenciando mudanças: Esta unidade propõe uma discussão sobre como gerenciar mudanças e lidar com resistências – o melhor período para incorporar mudanças, os fatores que as guiam, a importância da comunicação e as cinco fases das mudanças.
  • O poder do coaching: Este módulo fala sobre o poder do coaching como ferramenta de liderança e mostra como ele poder ser usado em sala de aula. Será trabalhado o modelo de coaching GROW.
  • Planejamento, monitoramento, avaliação, revisão e autoavaliação: Os participantes refletem sobre a importância do planejamento, monitoramento, avaliação e revisão dos objetivos das escolas, bem como sobre o significado do exercício de autoavaliação.
  • Desenvolvendo escolas e salas de aula inclusivas: O objetivo é fomentar a discussão sobre o que é prático e viável nas escolas, além de produzir um plano de ação para promover a inclusão social no ambiente escolar.

VEJA OS DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ FEZ O CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR

Conheça os treinadores

Treinador Adrian Ingham. Foto: Marcelo Magnani.

Adrian Ingham

Especialista no modelo de liderança escolar inglês, atua como consultor no Brasil, Argentina, China, Tailândia, Dinamarca, Suécia, Iraque e Itália. Formado em psicologia, foi professor primário, vice-diretor, diretor, consultor do National College of School Leadership e líder para a educação na subprefeitura de Hillingdon, Londres. Mestre pelo King’s College (UK), é coautor do livro O Sistema de Formação de Lideranças Escolares da Inglaterra – Possíveis Alternativas para o Brasil.

Magali Nascimento de Paula, treinadora do Curso de Liderança Escolar do British Council

Magali Nascimento de Paula

Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com grande bagagem em estudos de línguas modernas e mais de 30 anos de experiência no segmento educacional. Atuou também como coordenadora de universidades privadas no Estado de São Paulo. É autora dos livros: Apostilado Didática na Prática com Você – Inglês e Espanhol (2001) e Nós da Educação – Inglês para do 1º ao 5º ano.

INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TURMAS EM BREVE
Cadastre seu email e entraremos em contato quando abrirem novas vagas