Não há dúvida que a gestão escolar é um fator determinante para o sucesso de uma escola. A pesquisa “7 afirmações sólidas sobre liderança escolar bem-sucedida”, produzida pelo National College, em 2006, indica que instituições de ensino bem-sucedidas são conduzidas por líderes que propiciam um ambiente favorável e estimulante tanto para professores como para alunos e buscam aprimorar continuamente o ensino e a aprendizagem.

Bons líderes sabem como construir times verdadeiramente eficientes e colaborativos, que têm envolvimento com o trabalho e se mantêm comprometidos com a melhoria dos resultados de todos os alunos. Liderar com eficácia uma escola está longe de ser uma tarefa fácil. É fundamental capacitar os educadores para essa missão. 

Mais que gerenciar tarefas administrativas com competência, gestores precisam aperfeiçoar suas habilidades de liderança para ter êxito em seus objetivos. Daí a importância dos cursos de extensão.

Os cursos de gestão escolar cumprem justamente a função de apoiar diretores e coordenadores a desenvolver e aperfeiçoar habilidades essenciais de liderança. Somente assim esses profissionais se tornam aptos para conduzir mudanças, lidar com resistências, reter talentos e empoderar suas equipes. 

Desde a década de 1990, o sistema de educação inglês investiga lideranças escolares eficazes e investe fortemente na formação de gestores. E os bons resultados mostram que os esforços valeram a pena. Pesquisas indicam que o sistema educacional inglês é um dos dez melhores do mundo.

Embora a realidade brasileira seja muito diferente da britânica, os estudos e ensinamentos da Inglaterra relativos à gestão escolar podem contribuir significativamente para a melhoria da educação no Brasil. 

Para acompanhar um mundo em constante transformação e reforçar o papel-chave da educação em nossa sociedade, é primordial que diretores e coordenadores continuem se aprimorando e desenvolvendo novas competências como gestores e educadores. O British Council oferece um curso sobre liderança escolar, que pode ser adaptado tanto para a rede pública como para a rede particular de ensino. Dividido em módulos, o curso possibilita uma vivência rica, prática e dinâmica, que os participantes poderão aplicar em sua realidade. 

Veja também