O British Council, em parceria com o Museu do Amanhã, promoverá um treinamento em divulgação científica no Rio de Janeiro nos dias 14 a 18 de novembro. O objetivo é preparar dez mulheres de todo o Brasil para realizar a cobertura da programação científica do festival Women of the World (WOW) - Mulheres do Mundo, que acontecerá pela primeira vez no país também no mês de novembro.

O treinamento faz parte do Programa MULHERES NA CIÊNCIA, do British Council, que busca o fortalecimento de vínculos em torno de mulheres na ciência no Brasil e com o Reino Unido nos âmbitos individual e institucional. A programação contará com treinamentos, diálogos, missões de estudo, intercâmbios e mentorias. Esta é uma das primeiras atividades do programa, que tem previsão de duração de três anos visando a geração de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais.

Para o treinamento, o British Council lança uma chamada a candidaturas com objetivo de atrair mulheres em duas categorias diferentes: graduadas em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) que não tenham vivência com divulgação científica; e formadas em STEM ou outras áreas que tenham experiência na área da comunicação e divulgação de ciência.

As dez mulheres selecionadas terão dois dias de capacitação em jornalismo científico com treinadoras brasileiras e britânicas, seguidos por três dias de prática durante o Festival WOW. Durante o evento, terão sua cobertura publicada em canais institucionais e nas redes sociais - onde espera-se que tenham impacto em alcance e engajamento de público, chamando a atenção para a temática de mulheres na ciência. O material produzido poderá, também, ser replicado nas redes do Museu do Amanhã, British Council e seus parceiros para o treinamento. Gastos com viagem, hospedagem e alimentação de todas as participantes selecionadas serão cobertos pelo programa.

As inscrições foram encerradas em 30 de setembro de 2018. 

 

RESULTADOS (divulgados em 31/10/2018):

 

CATEGORIA DIVULGADORAS

Estado Nome Área
PB Alessandra Brandão Jornalismo
PA Alice Martins Morais Jornalismo
DF Bárbara Paes Biologia Molecular, Divulgação Científica
SP Ísis Rosa Nóbile Diniz Jornalismo
SC Rafaela Lopes Falaschi Entomologia, Divulgação Científica
RJ Renata Fontanetto Jornalismo
RJ Vanessa Brasil Jornalismo
MG Zaika dos Santos Artes Plásticas e Tecnologia

 

CATEGORIA CIENTISTAS

Estado Nome Área
BA Catarina Marcolin Oceanografia, Biologia Marinha
MT Érica de Mello Silva Física
RJ Gabriela Nestal de Moraes Oncologia
RJ Hingrid Quintino Zoologia
RJ Janaína Dutra Silvestre Mendes Física Médica
SP Rebeca Bayeh Física
SC Rossana Soletti Farmácia
MG Zélia Maria Ludwig Física

*Caso haja alguma desistência nestas listas, haverá uma segunda chamada em até uma semana.

 

O edital completo com todos os critérios e orientações pode ser acessado na área de downloads abaixo. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Cronograma

27 de agosto – Lançamento da chamada pública

27 de agosto a 30 de setembro – Prazo de submissão de candidaturas

1º a 21 de outubro – Prazo de revisão de candidaturas

31 de outubro – Anúncio das candidatas selecionadas

14 e 15 de novembro – Treinamento em divulgação científica para a cobertura do Festival Mulheres do Mundo

16, 17 e 18 de novembro – Festival Mulheres do Mundo

 

Sobre o treinamento:

Timandra Harkness é cientista, apresentadora, escritora e comediante britânica. Timandra apresenta a série da BBC Radio 4, FutureProofing, já tendo participado de diversos documentários e atuado como repórter. Ganhadora de uma competição promovida pelo jornal Independent  passou a contribuir com diversas publicações. Lançou, em 2016, o livro “Big Data: Does Size Matter?” e completou um bacharelado em Matemática & Estatística pela Open University.  Atualmente,  é pesquisadora na Universidade de Winchester focada em temas como: Big Data, Direito de Acesso à Informação e Engajamento Público. Participa de diversos eventos, como o FameLab e Cheltenham Science Festiva, e apresenta um show de comédia chamado Brainsex, falando sobre neurociência e gênero. Durante o treinamento nos dias 14 e 15 de novembro Timandra abordará questões específicas sobre jornalismo científico e suas formas de divulgação em diferente veículos. Para saber mais sobre o trabalho dela, confira o site oficial.

 

Sobre o Festival Women of The World (WOW) - Mulheres do Mundo

Nascido no Southbank Centre em Londres em 2010, o Festival Women of the World –WOW,  já aconteceu em mais de 30 países. Em sua primeira edição na América Latina, o WOW traz diversas atividades entre shows, rodas de conversa, palestras e rodas de leitura à Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, entre 16 e 18 de novembro. Dentre as temáticas em discussão estão questões relacionadas à violência de gênero, mulheres no mercado de trabalho, negritude e feminismo e, claro, mulheres na ciência. No Brasil, o festival é realizado no Brasil pelas Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com o British Council e tem apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã. Saiba mais.