O British Council, em parceria com o Museu do Amanhã, promoverá um treinamento em divulgação científica no Rio de Janeiro nos dias 14 a 18 de novembro. O objetivo é preparar dez mulheres de todo o Brasil para realizar a cobertura da programação científica do festival Women of the World (WOW) - Mulheres do Mundo, que acontecerá pela primeira vez no país também no mês de novembro.

O treinamento faz parte do Programa MULHERES NA CIÊNCIA, do British Council, que busca o fortalecimento de vínculos em torno de mulheres na ciência no Brasil e com o Reino Unido nos âmbitos individual e institucional. A programação contará com treinamentos, diálogos, missões de estudo, intercâmbios e mentorias. Esta é uma das primeiras atividades do programa, que tem previsão de duração de três anos visando a geração de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais.

Para o treinamento, o British Council lança uma chamada a candidaturas com objetivo de atrair mulheres em duas categorias diferentes: graduadas em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) que não tenham vivência com divulgação científica; e formadas em STEM ou outras áreas que tenham experiência na área da comunicação e divulgação de ciência.

As dez mulheres selecionadas terão dois dias de capacitação em jornalismo científico com treinadoras brasileiras e britânicas, seguidos por três dias de prática durante o Festival WOW. Durante o evento, terão sua cobertura publicada em canais institucionais e nas redes sociais - onde espera-se que tenham impacto em alcance e engajamento de público, chamando a atenção para a temática de mulheres na ciência. O material produzido poderá, também, ser replicado nas redes do Museu do Amanhã, British Council e seus parceiros para o treinamento. Gastos com viagem, hospedagem e alimentação de todas as participantes selecionadas serão cobertos pelo programa.

Inscrições abertas até 30 de setembro de 2018. 

O edital completo com todos os critérios e orientações para inscrições pode ser acessado na área de downloads abaixo. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Cronograma

27 de agosto – Lançamento da chamada pública

27 de agosto a 30 de setembro – Prazo de submissão de candidaturas

1º a 21 de outubro – Prazo de revisão de candidaturas

29 de outubro – Anúncio das candidatas selecionadas

14 e 15 de novembro – Treinamento em divulgação científica para a cobertura do Festival Mulheres do Mundo

16, 17 e 18 de novembro – Festival Mulheres do Mundo

Sobre o Festival Women of The World (WOW) - Mulheres do Mundo

Nascido no Southbank Centre em Londres em 2010, o Festival Women of the World –WOW,  já aconteceu em mais de 30 países. Em sua primeira edição na América Latina, o WOW traz diversas atividades entre shows, rodas de conversa, palestras e rodas de leitura à Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, entre 16 e 18 de novembro. Dentre as temáticas em discussão estão questões relacionadas à violência de gênero, mulheres no mercado de trabalho, negritude e feminismo e, claro, mulheres na ciência. No Brasil, o festival é realizado no Brasil pelas Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com o British Council e tem apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã. Saiba mais.