Cientista trabalha em laboratório. Foto: Mat Wright/British Council

O programa Researcher Connect é composto por uma série de cursos de curta duração voltados para pesquisadores em todos os estágios da carreira acadêmica e de todas as áreas do conhecimento. 

As aulas são em inglês e têm o objetivo de aprimorar as habilidades em comunicação científica em contextos internacionais e multiculturais. Os participantes aprendem técnicas para se comunicar melhor no idioma em diversas situações: apresentações orais, escrita acadêmica, publicação de artigos em periódicos internacionais, propostas de projetos, elaboração de abstracts, entre outros. 

Para pesquisadores de todo o mundo, divulgar seus projetos em inglês de forma eficaz é essencial para o sucesso. As universidades também encontram uma necessidade crescente de internacionalização, especialmente no Brasil. O Researcher Connect foi desenvolvido para atender a essas demandas globais.  

Módulos disponíveis

Foundation

Módulo obrigatório, oferece aos participantes insights, conhecimento e táticas para que os pesquisadores se comuniquem de maneira clara e precisa em quaisquer contextos e situações. O módulo também examina habilidades de escrita e busca como adaptar seu estilo a diferentes públicos. Tem como função secundária o desenvolvimento de pensamento crítico.

Presenting with Impact

Com foco nas habilidades, confiança e know-how para se apresentar em conferências internacionais, este módulo trabalha com a criação de apresentações claras, convincentes e relevantes de aspectos de sua pesquisa para determinados públicos. Além disso, os participantes são constantemente encorajados a refletir sobre as suas apresentações e as dos demais colegas.

Abstracts

O módulo aplica a abordagem única de comunicação do Researcher Connect, permitindo aos participantes se adaptar e aplicar modelos genéricos, estratégias e técnicas às necessidades de escrita próprias de seu abstract. Os pesquisadores identificam e refinam seu estilo particular de escrita e também entendem como desenvolver técnicas próprias para diferentes públicos, como corporações de pesquisa e desenvolvimento, público em geral ou projetos interdisciplinares de pesquisa.

Academic Writing

A publicação é um componente essencial de qualquer descrição de trabalho acadêmico. Os pesquisadores precisam compartilhar suas descobertas e teorias com colegas de todo o mundo e, cada vez mais, com outros públicos também. Isso significa publicar artigos, capítulos e mesmo livros inteiros que serão reconhecidos e causarão um verdadeiro impacto naqueles que os lerem.

Academic Collaboration

A atividade acadêmica é intensamente colaborativa e globalizada. Pesquisa e ensino operam dentro de extensas redes de contatos. Portanto, ao considerar qualquer trabalho ou projeto acadêmico, é importante considerar a possibilidade de um engajamento colaborativo. Este módulo foi criado para permitir aos participantes iniciar negociações nesse complexo ambiente e equipá-los com um conjunto de ferramentas para uma comunicação e colaboração claras, precisas e bem-sucedidas.

Effective E-mails

Neste módulo, os participantes aprendem a adaptar seus e-mails para diferentes públicos, refletir sobre conceitos de escrita modernos e implementar mudanças positivas em seus documentos. Ao final, eles se sentirão mais confiantes em suas habilidades para se expressar de maneira profissional em cartas e e-mails; poderão desenvolver melhores relações profissionais por meio da escrita e terão contato com seus pontos fortes e fracos, bem como a melhor estratégia para aprimorá-los.

Persuasive Proposals

Todos nós precisamos transmitir nossas ideias por escrito. Neste módulo, os participantes desenvolvem suas habilidades de escrita persuasiva, a fim de apresentar propostas que atendam às necessidades de seus leitores, organizadas de maneira lógica e com linguagem que convença àqueles que importam. Aprenda a estruturar seus textos e adaptar sua escrita para diferentes públicos. Espera-se, ao final, que os participantes se sintam mais confiantes para escrever de maneira persuasiva e possam compreender seus leitores e suas expectativas, transmitindo suas ideias da maneira mais adequada a cada situação.

Group Project/Final module

Este módulo tem o propósito de reforçar os aprendizados obtidos nos módulos anteriores, promover inovação e ajudar os participantes a prever as aplicações práticas das habilidades que desenvolveram ao longo do curso. São três objetivos principais: incluir alguma atividade que, por qualquer motivo, não tenha sido implementada anteriormente; fazer uma reflexão dos aprendizados obtidos no curso e como aplicá-los na atividade acadêmica; fazer um apanhado geral para fortalecer contatos e colaborações entre pesquisadores.

Se você tem interesse em oferecer um curso do Researcher Connect em sua instituição, entre em contato conosco.