O Try Rugby é uma iniciativa internacional pioneira, realizada em parceira pela Premiership Rugby, o British Council e parceiros locais. O projeto traz técnicos britânicos da Premiership Rugby, uma das ligas de rúgbi mais importantes de mundo, para atuar em escolas e comunidades no Brasil.

O programa usa o esporte como uma ferramenta para engajar crianças e jovens em diversos estados brasileiros, promovendo saúde, educação e resultados sociais, bem como visa aumentar o número de pessoas que jogam rúgbi no Brasil, ajudando no crescimento do esporte no país.

Além proporcionar aos jovens a oportunidade de jogar rúgbi pela primeira vez, o Try Rugby é projetado para ajudá-los a desenvolver habilidades valiosas como trabalho em equipe, liderança e disciplina. O programa também visa estender o conhecimento da língua inglesa através do contato entre jovens do Reino Unido e do Brasil.

São Paulo

Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), foi lançado, em setembro de 2012, o Try Rugby SP. Em seu primeiro ano, o programa atingiu mais de 9 mil crianças e adolescentes em atividades permanentes e mais de 50 mil participantes em atividades eventuais, como eventos esportivos, festivais, oficinas e outros.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo programa na promoção do rúgbi como um esporte inclusivo no Brasil, o Try Rugby SP recebeu os prêmios Rugby Expo Award 2013 - Community Programme of the YearTroféu Rugby Brasil - Projeto Social de Destaque 2013.

Hoje, o programa traz também a parceria local da ACER Brasil, sediados em Eldorado, na região de Diadema.

Santa Catarina

Após o sucesso do programa no estado de São Paulo, o Try Rugby foi expandido para Santa Catarina. Em março de 2014, foi lançado em Blumenau o Try Rugby SC, realizado em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). 

O programa é oferecido para crianças e adolescentes de comunidades e escolas privadas e particulares da região de Blumenau. Anualmente, o Complexo Esportivo do Sesi Blumenau recebe o Festival Try Rugby Brasil, onde participantes dos cinco estados brasileiros passam um final de semana nas dependências do centro desenvolvendo habilidades esportivas, culturais e educacionais.

Minas Gerais

Em março de 2014, o Sesi-MG firmou uma parceira com o British Council e a Premiership Rugby para levar o programa Try Rugby para o estado de Minas Gerais. No primeiro ano do programa, aulas do Try Rugby MG foram oferecidas para cerca de mil crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, participantes do programa Atleta do Futuro nas cidades de Uberlândia e Juiz de Fora.

Hoje, o programa acontece em Belo Horizonte para mais de 1.000 crianças e jovens das escolas Sesi e das comunidades em seu entorno.

Rio de Janeiro

Lançado em março de 2015, o Try Rugby RJ é desenvolvido através de parceira com a Firjan e o patrocínio da Land Rover. Mais de 800 jovens e crianças das comunidades de Cachoeirinha, Barreira do Vasco, Borel e Chapéu Mangueira tiveram a oportunidade de conhecer e praticar o esporte. 

O Try Rugby RJ acontece também nas cidades de Resende, Itatiaia e Nova Iguaçu, onde o programa recebe apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e das empresas CCR Nova Dutra, Instituto CCR e Estácio.

Rio Grande do Sul

O Try Rugby RS foi lançado em março de 2015 e desenvolvido, inicialmente, nas cidades de Caxias do Sul e Santa Maria, beneficiando 500 crianças em atividades permanentes e mais de 10.000 em atividades eventuais.

O projeto é realizado em parceria com o Sesi Rio Grande do Sul e hoje atende crianças e jovens na cidade de Bento Gonçalves.

Links externos