UK Brazil Collaboration Call

Com o objetivo de fomentar a pesquisa aplicada em língua inglesa, o British Council lançou, no dia 12 de junho, a UK Brazil English Collaboration Call - uma chamada para financiamento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas.

Propostas conjuntas poderão ser submetidas por universidades, faculdades ou outras instituições privadas do Reino Unido em colaboração com institutos federais e universidades, públicas e privadas, do Brasil.

O apoio financiará duas linhas de pesquisa. A primeira é direcionada a políticas para a língua inglesa como componente do processo de internacionalização de instituições de ensino superior brasileiras, alinhadas com a agenda da  “internacionalização em casa”. 

A segunda linha de fomento é voltada para a educação básica com o apoio a pesquisas sobre o aprimoramento do ensino e aprendizagem de inglês na rede pública brasileira – ensino fundamental e médio. Essa linha inclui temas como: desenvolvimento de currículo, formação inicial e continuada de professores, uso de tecnologias e avaliação. As propostas devem levar em conta os desafios de sustentabilidade e escalabilidade dessas iniciativas frente às dimensões do país.    

O edital completo está disponível na área de downloads abaixo, juntamente com as apresentações feitas no evento de lançamento da chamada, realizado no dia 12 de junho, em Londres.

O formulário para o envio de propostas foi fechado no dia 21/09 e os resultados divulgados em 13/11, divididos nas duas categorias abaixo.

 

SELECTED PROJECTS

Research line: English as a Medium of Instruction in two state-funded Brazilian higher education institutions from a lingua franca perspective: policy in practice

Researchers and Universities (Brazil / UK) Research project
Telma Gimenez (UEL) /Alessia Cogo (Goldsmiths) English as a Medium of Instruction in two state-funded Brazilian higher education institutions from a lingua franca perspective: policy in practice
Ron Martinez (UFPR) / Barbara Siân Morgan (Cambridge)  Is there a minimum level of English proficiency to teach in a university EMI context?
Eliane Registro (UENP) / Hugh Moss (Cambridge) EMI training for university professors: a potential tool for internationalization.
Maria Lúcia Castanheira (UFMG) / Izabel Magalhães (UnB) / Marilyn Martin-Jones (Birmingham) The Changing Language and Literacy Landscapes of Brazilian Universities: english in policy development and in practice
Marilia Ferreira (USP) / Carole MacDiarmid (Glasgow) Facilitating Internationalisation in Brazilian Higher Education contexts: Developing expertise in teaching English for academic purposes
Simone Sarmento (UFRGS) / Paula Pinto (UNESP) / Ana Frankenberg-Garcia (Surrey) Supporting the Internationalization of Brazilian Research: Combining EAP Tutor Training and Academic Writing Autonomy

 

Research line: Improving English language teaching and learning in the public school system at lower and upper secondary levels

Researchers and Universities (Brazil / UK) Research project
Pâmela Toassi (UFC)/ Bernhard Angele (Bournemouth) Learning English at Brazilian public schools with new technologies
Ines K. Miller (PUC-RJ) / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ) / Assia Rolls (Regent's) Sustainability of Exploratory Practice (EP) in Rio de Janeiro: a case study of former ELT pre-service teachers
Maria da Glória Tavares (UFC) / Nadia Mifka-Profozic (York) English Language Skills for Teenagers in Brazil (ELSTIB)

 

 

Datas importantes

Publicação do edital: 21/06/2018

Envio de propostas: prazo encerrado em 21/09

Anúncio dos projetos selecionados: postergado para 13/11/2018

Realização dos projetos: 01/12/2018 a 01/07/2019

Dúvidas: contato@britishcouncil.org.br