Active Citizens no Brasil - Participantes prepara painel com destaques do treinamento. Foto: Zuppa.

Conectados globalmente, engajados localmente

O que é o active citizens?

Active Citizens é um programa de liderança social que busca promover o diálogo intercultural, o desenvolvimento social e mudanças sustentáveis lideradas pelas comunidades. Nosso objetivo é aumentar a contribuição dos líderes comunitários para alcançar o desenvolvimento sustentável, tanto local quanto globalmente.

A participação no programa Active Citizens oferece uma gama de oportunidades para pessoas e organizações que demonstrem responsabilidade social local e motivação para trabalhar com diferentes pessoas em ações sociais lideradas pelas comunidades e em projetar e facilitar programas que geram o impacto social sustentável nas comunidades.

Oferecemos oportunidades de treinamento e intercâmbio para que os participantes desenvolvam suas habilidades de liderança e ampliem sua compreensão das conexões locais e globais e os fatores culturais, sociais, econômicos e políticos que moldam sua comunidade. 

ACTIVE CITIZENS NO BRASIL

No Brasil, o foco do programa Active Citizens é contribuir para o empoderamento de jovens líderes, em especial as mulheres, de comunidades marginalizadas e periféricas, com apoio a projetos que promovam:

  • Autonomia econômica e empreendedorismo com vistas ao fim da pobreza de mulheres e meninas;
  • Igualdade de gênero, étnica e racial;
  • Valorização da cultura, história, identidade e meio ambiente sustentável das comunidades envolvidas.

O programa Active Citizens é realizado em parceria com organizações sociais e com apoio da equipe local do British Council. As organizações lideram a execução do programa porque melhor conhecem as comunidades, e coordenam o envolvimento de participantes, facilitadores e outras organizações e redes.

Através de fortes parcerias e redes locais, regionais e/ou nacionais, as organizações têm amplo alcance e redes que as conectam com os futuros participantes. Também são capazes de identificar o potencial e alcançar um crescimento organizacional, comunitário, regional e nacional através da sua participação no programa Active Citizens, como, por exemplo, na geração de mudanças no ambiente político ou institucional, no desenvolvimento da capacidade de seu pessoal ou em melhorar as políticas, procedimentos e processos de sua organização.

COMO FUNCIONA

  1. Parcerias. O British Council forma parcerias com organizações da sociedade civil com experiência nas áreas de atuação do programa no país.
  2. Oficinas de formação de facilitadores. As organizações parceiras identificam facilitadores locais. Estes facilitadores participam de oficinas de desenvolvimento para descobrir mais sobre a Jornada de Aprendizagem do programa e explorar abordagens para realizar o programa localmente.
  3. Oficinas nas comunidades locais. Os facilitadores adaptam e oferecem oficinas locais a grupos de Cidadãos Ativos em suas comunidades. Os participantes desenvolvem a confiança e habilidades de liderança e gerenciamento de projetos necessários para fazer a diferença em suas comunidades.
  4. Projetos de Ação Social. Os Cidadãos Ativos, com apoio dos facilitadores, elaboram e entregam projetos de ação social que visam gerar mudanças positivas em suas comunidades.
  5. Conectados globalmente. Os Cidadãos Ativos se conectam a uma rede global através de visitas de estudo e intercâmbios com outros países, bem como através de portais online para compartilhamento de ideias e melhores práticas de desenvolvimento comunitário.

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS NO BRASIL

MAIS INFORMAÇÕES 

Inspire-se nas conquistas dos nossos Cidadãos Ativos no site global do Active Citizens ou na página oficial do programa no Facebook.

Para saber mais sobre o Active Citizens no Brasil, entre em contato conosco.