O objetivo do projeto Repensando a Violência na América Latina é contribuir para um entendimento mais estruturado da violência na região, promovendo práticas e políticas públicas mais eficazes para seu combate. Ao ampliar o alcance atual de trabalhos acadêmicos – publicados ou não, feitos no Reino Unido, México, Brasil, entre outros países – pretendemos explorar a eficácia de modelos alternativos.
Repensando a Violência na América Latina é parte da plataforma Building Movements (Construção de Movimentos) do British Council e desenvolvido em parceria com King’s College London e Goldsmiths College – University of London do Reino Unido; Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECAs) em Sapopemba e São Carlos, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS), Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Coletivo Rebento do Brasil; Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) e El Colegio de Michoacán (Colmich) do México.
O que produz a violência?
Realizado em São Paulo em 2017, o curso O que produz a violência? pretendeu qualificar a compreensão das causas da violência na América Latina a partir da troca de experiências entre pesquisadores e profissionais do Brasil, Reino Unido e México diretamente vinculados a esse debate, incluindo representantes do executivo, legislativo, sistemas de justiça e de proteção social, segurança pública e privada, movimentos sociais, jornalistas, sociedade civil, educadores, profissionais da saúde e assistência, entre outros.