Negócios Sociais e Empoderamento de Mulheres

O British Council, através de um programa global presente em 29 países e realizado com o apoio de parceiros locais e internacionais, promove o desenvolvimento dos negócios sociais como meio de enfrentar problemas sociais e ambientais e proporcionar mudanças positivas em nossas comunidades e sociedades.

Empresas sociais são as que buscam contribuir para resolver problemas sociais e/ou ambientais. As empresas sociais geram renda como outros negócios, mas reinvestem a totalidade ou a maior parte de seus lucros em sua missão social. Elas criam empregos, reduzem as desigualdades e são responsáveis por suas ações, reunindo as habilidades empresariais do setor privado e os valores de organizações não governamentais.

Negócios sociais e o empoderamento de mulheres 

O British Council realizou uma abrangente pesquisa qualitativa internacional sobre a correlação entre negócios de impacto social e o empoderamento de mulheres em cinco países: Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Paquistão e Brasil. A pesquisa utilizou o conhecimento de especialistas nesses países para compreender as várias tipologias de negócios de impacto social e os diferentes desafios enfrentados por mulheres e meninas, examinando questões como: 

  • Mulheres na liderança de negócios de impacto social; 
  • Acesso de mulheres a recursos e investimentos para o fortalecimento de negócios de impacto social; 
  • Negócios de impacto social como plataforma eficaz para o empoderamento das mulheres;
  • Como os negócios de impacto social desafiam ou reforçam estereótipos de gênero na economia.

O relatório final da pesquisa lança luz sobre o papel cada vez mais crescente que os negócios sociais representam no apoio à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres – em especial, como fonte de financiamento para organizações que promovem os direitos das mulheres, como mecanismo de capacitação e criação de empregos e como forma de empoderar economicamente as mulheres. O documento também apresenta informações relevantes e recomendações para governos, investidores, empreendedores sociais e organizações de apoio sobre como promover ainda mais o empoderamento das mulheres e a agenda dos negócios de impacto social. Um dos objetivos-chave é o de suscitar debate e catalisar ações futuras.

A versão completa do relatório brasileiro (em português) está disponível para download gratuito abaixo. Veja também o relatório global (em inglês).