O Seminário Internacional de Música e Transformação Social na Colômbia aconteceu na Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá, e durou três dias. O objetivo do encontro foi demonstrar que a música é um recurso essencial para a transformação social e que não discrimina nenhum ser humano, pois todos somos apaixonados por música, seja qual for nossa religião ou crença, orientação sexual ou língua.

Representando o Reino Unido, estiveram presentes os grupos Streetwise Opera, Music in Prisons, Buskaid, Beyond Skin, Drake Music e Paraorchestra; dois oradores convidados (Keith Swanwick, PhD e Craig Robertson, PhD) e dois moderadores de debate (Cathy Graham e David Codling). O Reino Unido também ofereceu dois workshops: World Voice e Liderança no Mundo das Artes.

Este foi o primeiro encontro do gênero na Colômbia. Buscamos incentivar os setores público, privado e acadêmico a pensar sobre a importância da música para promover mudanças sociais e a paz. Todos os colombianos e o público em geral tiveram acesso ao seminário por transmissão online.

O efeito mais notável do seminário foi o projeto Puentes (pontes). Muitas das organizações que participaram da conferência formaram vínculos estreitos, o que resultou em várias colaborações. O Puentes foi criado para agrupar e monitorar esses projetos paralelos que estão se formando.

Até o momento, foram firmadas as seguintes colaborações:

  • A Streetwise Opera está trabalhando em conjunto com a Secretaria da Cultura de Bogotá para desenvolver um projeto para pessoas em situação de rua.
  • Juntos, a Music in Prisons e o IDARTES criarão um programa artístico para presos em Bogotá, com o objetivo de melhorar a reintegração e a ressocialização dos detentos.
  • A Paraorchestra e a Prefeitura de Bogotá estão discutindo o desenvolvimento de um programa para pessoas com deficiência na cidade.
  • A Beyond Skin convidou dois membros do Escuelas de Paz para participar do Global Youth Peace Summit 2017, que será realizado em Belfast, na Irlanda do Norte.
  • Katherine Zeserson, do centro de eventos Sage Gateshead, conduzirá um workshop de Liderança em Programas Artísticos em Buenaventura, na Colômbia, como parte de um programa do British Council da Colômbia em parceria com a Fundação Batuta.
  • O programa World Voice do British Council continuará a atuar na Colômbia, com 20 treinadores especializados participando de um projeto-piloto de formação de novos professores em diferentes regiões do país.
  • A Escuela Lucho Bermudez e o Instituto Internacional de Música do Afeganistão trabalharão juntos para criar e consolidar uma iniciativa para ajudar, através da música, vítimas de conflitos nos dois países.
  • As Cantadoras del Pacífico Sur, da Colômbia, e o grupo Ingoma Nshya, de Ruanda, estão planejando a criação de um programa de intercâmbio entre seus membros, para que possam compartilhar suas melhores práticas e experiências. 

Acompanhe nossa conversa sobre Igualdade, Diversidade e Inclusão nas mídias sociais seguindo a hashtag #WeAreDiverse

Links externos