Pensar em um futuro com muitas possibilidades, novos tipos de carreiras e capacidade de empreender e trabalhar em vários países do mundo é uma realidade cada vez mais atraente. Não importa se você faz suas primeiras escolhas acadêmicas ou se busca o aprimoramento na sua área. As melhores alternativas de estudo estão no Reino Unido, onde as universidades estão prontas para receber quem procura um ambiente de inovação, uma diversidade cultural que aguça a criatividade e conexão com as práticas mais atuais do mundo corporativo.

Trabalhos em grupo, pesquisas de campo, preparação de artigos e resolução de tarefas são algumas das atividades de quem opta por uma graduação, especialização ou cursos de pós-graduação. O dia a dia das aulas e animado por seminários e palestras, apresentações e muitas discussões entre os estudantes e os docentes. Veja alguns números importantes que comprovam a atratividade acadêmica do Reino Unido:  

  • 12 universidades foram classificadas entre as 100 melhores do mundo, segundo o Times Higher Education Rankings 2018
  • 125 prêmios Nobel
  • 1000 anos de tradição acadêmica
  • 440 mil estudantes internacionais todos os anos

    Para juntar-se a estes estudantes, conheça primeiro as principais modalidades de cursos à escolha e suas características:

Undergraduate courses

A maioria dos cursos de graduação dura três anos, mais um ano de preparo (Foundation Year), obrigatório para estudantes egressos de escolas que seguem o currículo brasileiro, totalizando quatro anos. 

No primeiro ano do bacharelado são vistos os fundamentos da área/disciplina escolhida, com atividades teóricas e práticas. Nos dois anos seguintes, ocorre um aprofundamento com diversas matérias que o estudante pode escolher – ajustando o currículo conforme sua preferência.


Postgraduate courses

Existem dois tipos de especialização, ambos não exigem dissertação ou monografia e cabem em um cronograma curto:

- Postgraduate Certificate: similar a um curso de extensão lato sensu no Brasil, tem 60 créditos e dura em média quatro meses.

- Postgraduate Diploma: Equivale à especialização lato sensu no Brasil e tem duração média de sete meses.


Masters

São equivalentes ao mestrado no Brasil. Há duas modalidades:

- Taught Masters: com 180 créditos divididos entre matérias obrigatórias e eletivas, tem duração de um ano, incluindo o tempo para elaborar a dissertação. Seu objetivo é formar um especialista, o que melhora sua empregabilidade e impulsiona a carreira.

- Research Masters: tem viés mais acadêmico e geralmente prepara o estudante para o doutorado/PhD. Sua duração varia de 18 a 36 meses. É possível fazer os estudos em meio período, sempre sob tutoria de um supervisor. O objetivo é desenvolver e publicar uma pesquisa.


MBA (Master of Business Administration)

Dura dois anos e destina-se a profissionais com, no mínimo, oito anos de experiência gerencial comprovada. Baseado na discussão de cases, o programa é ministrado por professores que estão no mercado de trabalho e ensinam finanças, marketing e recursos humanos, entre outras disciplinas.


Doctor of Philosophy (Ph.D.)

Conhecido no Brasil como doutorado, ele pode ser concluído entre três e cinco anos. Um orientador supervisiona o trabalho do pesquisador, que apresenta sua dissertação ao final do último ano. O New Route Ph.D alia ao curso módulos mais voltados para o mercado de trabalho, comuns na pós-graduação profissional (lato sensu).

Aproveite para se informar sobre todos os caminhos possíveis – do planejamento para ser aceito em um curso até a oferta de bolsas de estudo – na UK Universities Fair 2018, feira organizada pelo British Council Brasil que trará as melhores universidades do Reino Unido para conversar com você que tem interesse em estudar no exterior. A participação é gratuita. Saiba mais e se inscreva no link abaixo!

Rio de Janeiro

03 de outubro de 2018 – 16h às 21h

Hotel Rio Othon Palace, Copacabana

São Paulo

06 de outubro de 2018 – 13h às 18h

Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, Moema