Tipos de pós-graduação no Reino Unido (Estudantes conversam na rua)

Novidades tecnológicas constantes, crises mundiais e mudanças de comportamento levam à necessidade de repensar negócios, carreiras, rumos e intenções. Gerenciar a própria trajetória para se adequar cada vez mais às novas realidades, viver uma experiência multicultural e ainda ampliar o networking são alguns dos benefícios de optar por uma pós-graduação no exterior. 

Um dos pontos fortes de continuar os estudos no Reino Unido é que o foco desses cursos costuma ser muito prático e orientado à experiência. A aplicabilidade do conhecimento é muito valorizada no ensino superior britânico. Além das universidades tradicionais, há centenas de Business e Management Schools que oferecem um vasto catálogo de formação continuada. 

Outra vantagem é a duração dos programas, que em geral é menor do que no Brasil e em outros países. Aliás, o Reino Unido é o segundo destino mais procurado pelos brasileiros que buscam uma pós-graduação internacional. Conheça um pouco mais sobre os tipos de cursos e escolha o que mais se encaixa no seu perfil. 

Extensão e especialização

Quem pensa em continuar a estudar, mas não quer se comprometer com um mestrado, pode optar por dois tipos de especialização no Reino Unido que cabem em um cronograma curto. 

O Postgraduate Certificate é similar a um curso de extensão lato sensu no Brasil. Tem 60 créditos e dura em média quatro meses. Já o Postgraduate Diploma equivale à nossa especialização lato sensu no Brasil e tem duração média de sete meses. Ambos contam com trabalhos práticos, exames e avaliações escritas, mas não exigem uma dissertação ou monografia.

Mestrado (Masters)

Os Masters do Reino Unido são equivalentes ao Mestrado no Brasil e divididos entre Taught e Research.

  • Taught Masters: com 180 créditos de matérias obrigatórias e eletivas, todo o conteúdo desse curso de mestrado se concentra em um ano, incluindo o tempo para elaborar a dissertação. O Taught Masters torna o estudante um especialista, o que melhora sua empregabilidade e impulsiona a carreira.
  • Research Masters: com viés mais acadêmico, o Research Masters geralmente prepara o estudante para o doutorado/PhD. Sua duração costuma ser de 18 meses, sendo comuns cursos de 24 ou até de 36 meses. É possível fazer os estudos em meio período. O objetivo é desenvolver uma pesquisa com a tutoria de um supervisor. O aluno passa a maior parte do tempo reunindo dados, analisando resultados e trabalhando para publicar sua pesquisa. 

Doutorado (Ph.D) 

O Doctor of Philosophy, conhecido no Brasil como Doutorado, pode ser concluído entre três e cinco anos. Um orientador supervisiona o trabalho do pesquisador, que apresenta sua dissertação ao final do último ano.

Uma nova modalidade, o New Route Ph.D, alia ao curso módulos mais voltados para o mercado de trabalho, comuns na pós-graduação profissional (lato sensu). 

MBA (Master of Business Administration)

Com duração média de dois anos, esse curso é voltado para profissionais com, no mínimo, oito anos de experiência gerencial comprovada e é baseado na discussão de cases. O programa, ministrado por professores que estão no mercado de trabalho, é generalista e traz disciplinas como finanças, marketing, recursos humanos, economia, contabilidade e sistemas de informação para gestão.

Em todos esses programas, o aluno é estimulado a pensar e se expressar de forma independente, podendo contar com suporte técnico e materiais disponíveis para desenvolver projetos relevantes, realizar os mais variados tipos de pesquisa e modelos de apresentações. 

Se você ainda não escolheu um caminho, inspire-se junto às instituições presentes na feira UK Universities 2017. A feira é gratuita e vai apresentar centenas de possibilidades. Participe!