UK Universities 2017 - Bolsas de estudo

Seu histórico escolar é excelente e seus resultados acadêmicos também. Durante a vida toda, você estudou muito e obteve a proficiência na língua inglesa. Por ser dedicado e talentoso, tem chance de contribuir no seu setor profissional ou de pesquisa acadêmica. Todas essas qualidades indicam um forte candidato a bolsas de estudos, então por que não buscar essa alternativa para viabilizar seus planos? 

Estudantes de destaque e com potencial de liderança em suas áreas são justamente os contemplados pelo Chevening, um dos mais prestigiados programas de mundiais de bolsas de estudo, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido em 160 países. Só no Brasil, há mais de 1.400 ex-bolsistas que hoje desempenham funções importantes em vários setores, dirigindo grandes empresas ou com cargos relevantes na área de políticas públicas. As bolsas são para mestrado de um ano em qualquer uma das principais universidades britânicas e têm objetivo de inserir esses futuros líderes em um networking global. 

Para 2018, são quatro áreas prioritárias para concessão de bolsas Chevening: Comércio, Negócios e Indústria; Segurança e Defesa; Desenvolvimento; Políticas Públicas e Governança. Os bolsistas recebem todo o pagamento do curso e de taxas universitárias, passagens e o valor para requisição de vistos, além de auxílio para se instalar no país e uma quantia mensal durante toda a duração do programa. As inscrições podem ser feitas pelo site do Chevening até 7 de novembro de 2017. 

Muitas universidades britânicas oferecem bolsas em áreas específicas de estudos, principalmente em nível de pós-graduação, como programas para professores de Língua Inglesa que desejam melhorar suas habilidades no idioma. Veja essa e outras opções no site Study UK.

Instituições que participam da feira UK Universities 2017 também divulgam suas possibilidades de auxílio aos estudantes internacionais em seus sites, como a Goldsmiths University of London (acesse o link dedicado ao assunto aqui). Além disso, outras destinam recursos diretamente para a América Latina, como é o caso da University of Essex, que oferece quatro bolsas de 5 mil libras esterlinas cada uma para estudantes de pós-graduação vindos dessa região (leia mais). 

Na Bath Spa University, há duas oportunidades para os estudantes brasileiros: The Latin America Creativity and Culture Scholarship, que dá uma bolsa integral, cobrindo 100% do curso escolhido e três bolsas que reduzem em 50% a anuidade acadêmica e The International Student Scholarship,  que dá uma bolsa integral e duas bolsas parciais (cobrindo 50% das tuition fees). Veja mais detalhes no site da universidade.

Para estudantes com 40 ou mais pontos no diploma IB, usualmente realizado por colégios internacionais, a Universidade de Nottingham criou o International Baccalaureate Diploma Excellence Scholarship, que busca jovens que prometem brilhar na academia. Além disso, em parceria com o Santander, a mesma universidade concede bolsas de mestrado para quem tem desempenho excepcional e vem de países da América Latina. 

Quer saber mais conversando pessoalmente com quem entende do assunto?  Venha se informar sobre as bolsas oferecidas pelas instituições participantes da UK Universities 2017 e tirar as últimas dúvidas sobre a inscrição no Chevening, pois o prazo para 2018 está terminando. Inscrições gratuitas pelo site www.ukuniversities.com.br, participe!

Veja também