Imagem da apresentação de "O Pedido", no Reino Unido, como "The Claim".
Date
Quinta-feira, 05 de Março de 2020 - 09:55Domingo, 15 de Março de 2020 - 00:00
Location
São Paulo

O British Council é um dos correalizadores da 7ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que acontece de 5 a 15 de março. 

Dois espetáculos de dramaturgos britânicos acontecem na MITsp. Um é o “O Pedido”, resultado de uma parceria entre o diretor Mark Maughan e o dramaturgo Tim Cowbury, e o outro é “Burgerz”, de Traviz Alabanza.

Haverá também a apresentação dos resultados de uma residência artística com o grupo inglês Quarantine, realizada no âmbito do Programa Pontes Oi Futuro-British Council.

Sinopses

“Burgerz” - Traviz Alabanza

Depois que alguém jogou um hambúrguer e gritou uma ofensa transfóbica para Travis Alabanza em plena luz do dia na Ponte de Waterloo, em Londres, e nenhum dos transeuntes se manifestou, Travis Alabanza, que se define como uma pessoa não binária, começou uma obsessão por hambúrgueres: como são feitos, qual a sua textura e seu cheiro e como eles viajam pelo ar. Este solo interativo é o clímax de sua compulsão. Nele, Alabanza, uma das vozes trans de destaque no Reino Unido, utiliza a plateia para explorar de forma pungente e bem-humorada como os corpos trans sobrevivem e como, ao se recuperarem de um ato de violência, podem conquistar sua própria cumplicidade.

“O Pedido” – Tim Cowbury

Primeira parceria entre o diretor Mark Maughan e o dramaturgo Tim Cowbury, o espetáculo explora as falhas e injustiças dos sistemas de asilo para refugiados. A peça parte da história de Serge, exilado do Congo, que se depara com um o_cial de imigração britânico. A conversa, de início simpática e acolhedora, logo se mostra um tanto truncada. Apesar de conhecer a língua do refugiado, o agente parece não compreendê-lo nem deixá-lo contar sua história. Os desentendimentos aumentam com a chegada de uma segunda oficial, que não fala o francês de Serge, e a entrevista do imigrante, com questionamentos burocráticos e interpretações equivocadas. Num tom cômico e absurdo, a narrativa investe na força do texto, repleto de jogos de palavras. Assim, questiona a funcionalidade dos organismos de asilo, presos a um sistema kafkiano – o título da peça, por sinal, é uma referência a O Processo, livro de Franz Kafka–, e discute a nossa falta de escuta do outro.

Serviço

“Burguerz”

13/03, 14/03 e 15/03 às 19h

Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho (Rua Vergueiro, 1000)

Ingressos

“O Pedido”

10/03, 11/03 e 12/03 às 21h

Local: Teatro da Cultura Inglesa Pinheiros (R. Dep. Lacerda Franco, 333)

Ingressos 

Resultado da Residência “Olho no olho: quem consegue ser visível na São Paulo de hoje?”

Apresentação dos resultados de workshop entre artistas brasileiros e o grupo inglês Quarantine.

07/03 e 08/03

Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)

Informações