O ator e diretor britânico Tim Crouch. Foto de Amelia Dowd
O ator e diretor britânico Tim Crouch ©

Amelia Dowd

Date
Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 até Terça-feira, 01 de Novembro de 2016
Time
18:06
Local
São Paulo, SP

Em sua 8ª edição, o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council acontece de 17 de outubro a 1º de novembro, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo (SP). O tema desta edição é Dramaturgia e Relações de Poder, uma referência para reflexão sobre os novos modos de produção teatral e aos 400 anos de morte William Shakespeare. A programação envolve performance, bate-papo, oficina, mesa-redonda, além de leitura de texto em processo do Núcleo de Dramaturgia.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

Programação

DEBATE: Meu Reino por Shakespeare!

Segunda-feira, 17 de outubro, às 20h - Espaço: Teatro do SESI-SP

O dramaturgo, diretor e ator britânico, Tim Crouch abre a programação ao lado do também dramaturgo, diretor e ator brasileiro Pedro Brício em um bate-papo sobre o legado de William Shakespeare para a dramaturgia. Este evento integra a programação da série Shakespeare em Debate: Todo o mundo é um palco
 

APRESENTAÇÃO TEATRAL: Eu, Malvolio

Terça-feira, 18 de outubro, às 20h - Espaço: Mezanino do SESI-SP

Tim Crouch apresenta a performance Eu, Malvolio em que coloca como protagonista o mordomo humilhado da obra Noite dos Reis, comédia de William Shakespeare. O personagem secundário da obra do bardo, Malvolio, ganha destaque ao revisitar sua vida cheia de assédio moral e enganos. O monólogo é interpretado em inglês com legendas em português.
 

MASTERCLASS: A Tirania da Grandeza

Quarta-feira, 19 de outubro, das 14h30 às 16h - Espaço: Mezanino do SESI-SP

Nesta masterclass, Tim Crouch propõe olhar o mundo sob a perspectiva dos personagens secundários, das pessoas sem poder, das vozes não ouvidas. Usando a peça Júlio César e a própria obra Shakespeariana como uma referência, o dramaturgo vai explorar diversas abordagens para libertar Shakespeare de sua reputação como uma grande figura literária e resgatar sua força como um poeta vivo nos dias de hoje. O curso combina exercícios práticos de escrita com exemplos e técnicas a serem aplicadas.
 

Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós

Segunda-feira, 24 de outubro, às 20h – Espaço: Teatro do SESI-SP

Palestra com o professor de história Leandro Karnal. Evento com transmissão ao vivo pelo site www.sesisp.org.br/transmissao-online
 

OFICINA: Mulheres de Shakespeare

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h – Espaço: Sala de Ensaio

Oficina com Marici Salomão. De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h, a dramaturga e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, Marici Salomão ministra a oficina Mulheres de Shakespeare. A partir de um estudo de personagens shakespearianas femininas – das cativas às emancipadas como, por um lado, Ofélia e, por outro, Julieta –, a oficina convida à reflexão e à escrita, possibilitando a criação de pontes entre as mulheres de Shakespeare na época renascentista e a mulher de hoje, no teatro. Serão feitos exercícios e desenvolvidas cenas e/ou micropeças narrando personagens femininas contemporâneas.
 

WORK IN PROGRESS: Ofélia Emparedada

Segunda-feira, 31 de outubro, às 20h - Espaço: Mezanino do SESI-SP

Abrindo o processo de desenvolvimento de texto para o público pela primeira vez, a 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council apresentará um work in progress com leitura de cenas comentadas da peça Ofélia Emparedada, de Erica Montanheiro com direção de César Baptista. No elenco, atores convidados do próprio Núcleo.
 

MESA-REDONDA: Dramaturgia e Relações de Poder

Terça-feira, 1º de novembro, às 20h - Espaço: Mezanino do SESI-SP

Encerrando a programação no dia 1º de novembro, às 20h, a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto participam de uma mesa-redonda com mediação de César Baptista.
 

Informação sobre ingressos

As reservas para os bate-papos e mesa-redonda, work in progress Ofélia Emparedada e peça com Tim Crouch serão feitas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de outubro. Os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia do evento a partir das 13h.

As inscrições para a masterclass de Tim Crouch e o workshop com Marici Salomão acontecem de 19 setembro a 2 de outubro somente pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.