Date
Quinta-feira, 11 de Julho de 2019Sábado, 13 de Julho de 2019
Location
Paraty, RJ

Diante da tragédia do incêndio no Museu Nacional, em 2018, nos deparamos com muitas indagações: o que, afinal, é um museu? Qual o seu papel na contemporaneidade? Como, ou porque, definir seus limites? Que resta quando museus são destruídos? Há futuro para os nossos museus? 

Diante dessas questões, a EUNIC – European Union of National Institutes for Culture, rede de institutos de cultura europeus da qual o British Council faz parte, reúne especialistas de diferentes países para debater O Futuro dos Museus na Casa Europa, sediada no Museu de Arte Sacra de Paraty (Largo de Santa Rita, s/n) durante a próxima edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.

Casa Europa

Sob a curadoria do pesquisador e professor Leno Veras e da museóloga Mariana Várzea, autores, pensadores e gestores de museus e instituições culturais da Europa e do Brasil trocarão experiências e perspectivas sobre o Futuro dos Museus, tendo as “Políticas de Memória” e as “Escritas da História” como temática para pensar o nosso presente.

Na nave da Igreja de Santa Rita, uma instalação sonora inédita dos premiados artistas Franz Manata e Saulo Laudares constrói uma ambiência imersiva que terá a memória viva do Museu Nacional como matéria. Os visitantes poderão interagir com conteúdos sonoros provenientes das cartas que crianças e adolescentes enviaram ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, após o trágico incêndio que acometeu a instituição em 2 de setembro de 2018. As tocantes declarações dessas gerações que herdarão o museu no futuro foram interpretadas por outros jovens, em um encontro de memórias e imaginações que tem o Museu Nacional como objeto de admiração e incentivo.

Programação

Quinta-feira, 11 de julho de 2019

Tema: O Futuro dos Museus – introdução ao contextual museal contemporâneo brasileiro

14:00 – 15: 00 Boas-vindas com representantes da EUNIC, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e da Feira do livro de Frankfurt

15:00 – 17:00 Conferência inaugural com Cristiana Serejo (Museu Nacional - Brasil) e Marília Bonas (ICOM - Brasil)

Sexta-feira, 12 de julho de 2019

Tema: Escritas da História – práticas curatoriais e colecionismo contemporâneo

11:00 – 13:00 Jesper Stub Johnsen (Dinamarca) e Juan Manuel Bonet (Espanha)

15:00 – 17:00 Antonio Forcellino (Itália) e Benoît de L'Estoile (França)

Sábado, 13 de julho de 2019

Tema: Políticas de Memória – historiografias hegemônicas e narrativas dissidentes

11:00 – 13:00 Nina George (Alemanha) e Joelle Taylor (Reino Unido)

15:00 – 17:00 Katja Petrowskaja (Ucrânia/Alemanha) e Grada Kilomba (Portugal)

Lounge Casa Europa

Anexo ao Museu, o Lounge Casa Europa (Rua Santa Rita, 176) é o local em que acontecerão entrevistas com autores brasileiros, latino-americanos e africanos que integram a programação oficial da FLIP, quanto às suas experiências em museus e a intersecção de suas escritas com as memórias e histórias de seus territórios e comunidades. Na noite de sábado (13), das 17 às 18 horas, as autoras Grada Kilomba, Katja Petrowskaja e Nina George farão uma sessão de autógrafos.

Os visitantes também poderão aproveitar um espaço interativo, desenvolvido em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, em que serão convidados a compartilhar suas próprias narrativas e memórias.

Horário de funcionamento

A Casa Europa estará aberta ao público de 11 a 13 de julho, das 9 às 17 horas; o Lounge Casa Europa, por sua vez, funcionará das 10 às 22 horas.

A entrada nos espaços e a participação nas atividades são gratuitas, mediante disponibilidade de vagas.

Saiba mais