Imagem com fundo azul e elementos gráficos em verde que simbolizam uma árvore e um carro, entre outras formas geométricas. Em um balão branco ao centro, lê-se: Diálogos Ehtos. Em branco, ao lado, lê-se: Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos.
Date
Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016 -
08:30 até 18:30
Time
08:30
Local
São Paulo, SP

Este evento, realizado pelo Instituto Ethos com o apoio do British Council e do Fundo Newton, tem o objetivo de discutir duas temáticas centrais para o desenvolvimento sustentável do país: mobilidade e direitos humanos.

Na semana em que se celebra o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, parte do evento será inteiramente dedicada a discussões sobre os desafios e oportunidades que empresas, governo e sociedade civil têm enfrentado nessa agenda.

Aproveitando a ocasião, será lançado o Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial e a Rede Brasileira pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil. Este será um espaço de diálogo e também de apresentação de novas iniciativas que visam a promover a diversidade e os direitos humanos. Além disso, um dos painéis tratará sobre como organizações da sociedade civil, governos e empresas podem encontrar sinergias para cooperar na construção, respeito e promoção da agenda de direitos humanos e empresas de forma inovadora e eficiente.

Programação

Manhã: mobilidade urbana (8h30 às 12h00)

Lançamento do ForumMobi, fruto de uma parceria com o Instituto Friedrich Naumann (IFN), uma iniciativa desenvolvida com foco em mobilidade urbana e cidades inteligentes.

Os painéis Panorama da mobilidade urbana de São Paulo e do mundo – a situação atual e os desafios para promoção de mobilidade urbana sustentável no mundo e Diálogos sobre os dilemas e as oportunidades para promoção de mobilidade urbana sustentável nas cidades contam com participações internacionais como Marcus Jeutner, pesquisador da Universidade Técnica de Berlim; Bernhard Gässl, Diretor da Associação de Empresas de Transportes Públicos da Alemanha; e Daniel Mangabeira, Diretor de Políticas Públicas da Uber no Brasil.

Para participar, inscreva-se aqui.

Tarde: direitos humanos (14h00 às 18h30)

Serão lançados o Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial e a Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, esta última com participação de altas lideranças de empresas que aderiram à Rede e desejam declarar publicamente o compromisso com a promoção desta agenda. Além disso, novas iniciativas que visam promover a diversidade serão abordadas, como o painel Empresas e Direitos Humanos: desafios e novas perspectivas de atuação

A atividade A Contribuição das Empresas para a Equidade de Gênero e Raça abordará a criação do Fórum Empresarial Nacional de Equidade de Gênero e Raça – iniciativa liderada pelo Ethos e CEERT, apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiada pelo Fundo Newton do governo britânico. Dentre os palestrantes figuram a Professora Silvia Pimentel, Membro do Comitê sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher das Nações Unidas; Cida Bento, Diretora do Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT); e Flávia Piovesan, Secretária de Direitos Humanos do Governo Federal.

Para participar, inscreva-se aqui.

 

Todas as atividades são gratuitas.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Ethos.