Date
Sexta-feira, 11 de Maio de 2018 -
19:0022:00

O British Council Brasil e a People's Palace Projects têm o prazer de convidar para o estúdio aberto da terceira e última artista do primeiro ciclo de residências artísticas do programa Air B2B: Britain to Brazil. O evento faz parte do programa de intercâmbio realizado entre setembro de 2017 e maio de 2018, com três artistas emergentes do Reino Unido, convidados a trabalhar no território brasileiro. Venha conhecer o resultado da pesquisa de Victoria Adukwei Bulley durante seu período de residência nas últimas semanas na Casa Rio, na capital carioca, e no Instituto Sacatar, na Bahia.


Sobre a residência:

Durante os meses de abril e maio, Victoria encontrou diversos produtores, artistas e ativistas, que atuam nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, com o objetivo de entender a efervescência da cultura negra no Brasil. Essa pesquisa é uma extensão de temas desenvolvidos em seu projeto cinematográfico, poético e intergeracional sobre a língua, migração e identidade dos seus antepassados, africanos escravizados no Brasil que retornaram à Africa Ocidental em torno do 1835, e da sua atual residência de pesquisa artística na coleção do Victoria and Albert Museum, em Londres.

Sobre a artista:

Integrante do Barbican Young Poets, Victoria Adukwei Bulley teve seu trabalho publicado no The Poetry Review e apresentado no programa Woman’s Hour da BBC Radio 4. Integrante do Complete Works Poetry, ela foi uma das finalistas do prêmio Brunel University African Poetry Prize 2016. Sua primeira publicação, Girl B, editada pelo poeta ganense Kwame Dawes, integra a série New-Generation African Poets de 2017. Ela é diretora de Mother Tongues, projeto cinematográfico, poético e intergeracional apoiado pelo Arts Council England e pela Autograph ABP. Em 2018, também foi selecionada para uma residência do V&A Research Institute, onde pesquisa histórias relacionadas à escravidão dentro da coleção do Victoria & Albert Museum. Para mais informações sobre a artista e sua obra, acesse www.victoriaadukwei.com 

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.casario.rj.gov.br