Date
Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 - 09:00Domingo, 18 de Novembro de 2018 - 20:00

Realizado pela primeira vez em 2010, em Londres, como marco do centenário do Dia Internacional da Mulher, o Festival Mulheres do Mundo (Women of the World - WOW) tem como objetivo debater sobre o papel das mulheres na sociedade, celebrar suas conquistas, e criar um espaço de escuta e de acolhimento. Após passar por mais de 20 cidades do mundo, neste ano, pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o evento chega ao Rio de Janeiro.

Idealizado por Jude Kelly – importante referência feminina no mundo das artes e diretora artística de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre, em Londres –, o festival visa promover diálogos entre meninas e mulheres sobre seus potenciais e desafios contemporâneos e será realizado pela Redes de Desenvolvimento da Maré, em parceria com o British Council, em novembro, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, tendo como espaços de referência o Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã e a Praça Mauá.

Os principais objetivos do Festival são:

  • Celebrar as conquistas de mulheres e meninas para que expressem suas vozes e compartilhem seus sonhos, medos e lutas por meio de várias formas de expressão artísticas e culturais, de diálogos em diferentes formatos (debate público, rodas de conversas, troca de experiências, mentorias) com a intenção de visibilizar múltiplas identidades femininas;
  • Fornecer um espaço seguro e aberto para a expressão criativa, em que o protagonismo feminino seja reconhecido e celebrado, construindo solidariedade e incentivando mudanças de atitudes.


Serão três dias de debates, palestras, encontros, conversas, acolhimentos, apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens, além de uma feira de inovações criativas no campo da gastronomia, da tecnologia, dos ativismos, do meio ambiente, da moda, da beleza e  da saúde. A estimativa é promover mais de 123 conversas com mais de 393 convidadas internacionais e nacionais.

Em preparação para o Festival, nos dias 7 e 9 de maio foram realizados, no Rio de Janeiro, dois grupos de reflexão que reuniram mulheres para discutir temas relevantes para suas vidas. Os encontros foram uma oportunidade para dialogar sobre o que é importante ser celebrado e o que cada uma gostaria de ver no evento.

Mais detalhes sobre a programação serão divulgados em breve.