Fórum Shakespeare 2016
Date
Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 até Domingo, 29 de Maio de 2016
Local
Rio de Janeiro, RJ

Depois de uma grande edição em 2014, o Fórum Shakespeare está de volta ao Centro Cultural Banco do Brasil para celebrar, explorar e repensar o legado do mais famoso dramaturgo do mundo, no ano em que são completados 400 anos de sua morte.

Nos meses de abril e maio de 2016, três cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) receberão grandes nomes de teatro e da academia britânicos, como o ator Greg Hicks, o diretor Vik Sivalingam e o escritor Jerry Brotton, com uma proposta inovadora e ousada: três peças de Shakespeare serão montadas, uma em cada cidade, com um elenco formado por atores brasileiros e dirigidas por renomados diretores da Royal Shakespeare Company e do National Theatre Wales. Os espetáculos serão apresentados ao público, com entrada franca. Além disso, seminários, palestras e workshops acontecem em paralelo às apresentações.

Programação no Rio de Janeiro

No CCBB-Rio, a programação contará com uma remontagem inédita do clássico A Tempestade, dirigida pelo diretor malaio Vik Sivalingam e com um elenco composto todo por atores brasileiros, e uma oficina dedicada a explorar a importância do Bardo no teatro contemporâneo. 

Cercada de fantasia e magia, a história de A Tempestade se passa em uma ilha onde Próspero, Duque de Milão e mago de amplos poderes, habita com sua filha Miranda e seus servos Ariel e Caliban, local para onde foi levado à força por conta de traições políticas. Com a ajuda de Ariel, o mago causa um naufrágio, colocando na ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental), além de um potencial noivo para sua filha. O espetáculo será exibido nos dias 20 a 23 de maio e de 25 a 29 de maio, sempre às 19 horas. Entrada franca, mediante retirada de senha 1 hora antes do início do evento na bilheteria. Classificação indicativa: 14 anos.

 

Já a oficina será conduzida pela diretora, atriz e ativista política malaia Jo Kukathas e acontece de 26 a 29 de maio. Kukathas irá explorar a magia nos textos de Shakespeare e sua relevância para atores e diretores contemporâneos, através da peça A Tempestade e como se dá o processo de criação do conturbado mundo de tolos e espertalhões criados por Shakespeare, seus mágicos, monstros e espíritos que falam a verdade sobre o poder, homens e mulheres que vivem à beira da loucura. A oficia é gratuita e as inscrições estão abertas até 16 de maio no site do evento.