Fórum Shakespeare 2016
Date
Quarta-feira, 20 de Abril de 2016 até Segunda-feira, 25 de Abril de 2016
Local
São Paulo, SP

Depois de uma grande edição em 2014, o Fórum Shakespeare está de volta ao Centro Cultural Banco do Brasil para celebrar, explorar e repensar o legado do mais famoso dramaturgo do mundo, no ano em que são completados 400 anos de sua morte. 

Nos meses de abril e maio de 2016, três cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) receberão grandes nomes de teatro e da academia britânicos, como o ator Greg Hicks, o diretor Vik Sivalingam e o escritor Jerry Brotton, com uma proposta inovadora e ousada: três peças de Shakespeare serão montadas, uma em cada cidade, com um elenco formado por atores brasileiros e dirigidas por renomados diretores da Royal Shakespeare Company e do National Theatre Wales. Os espetáculos serão apresentados ao público, com entrada franca. Além disso, seminários, palestras e workshops acontecem em paralelo às apresentações.

Programação em São Paulo

No CCBB-SP, o ator e diretor Greg Hicks – um dos maiores intérpretes shakespeariano de sua geração – dirige uma versão de Macbeth, que estreia no próprio dia 20, na abertura da edição 2016. Apresentações quarta-feira (20), sábado (23) e segunda-feira (25) às 20 horas; sexta-feira (22), às 16 e às 20 horas; e domingo (24), às 16 e às 19 hora. Ingressos podem ser retirados gratuitamente com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro. 

Além da montagem teatral, o evento também continua com a proposta de ser um amplo intercâmbio artístico e educativo internacional. Para celebrar o aniversário de Shakespeare no dia 23 de abril, sábado, das 10 às 17 horas, o Seminário Fórum Shakespeare: Rupturas & Suturas reunirá importantes nomes do teatro e da academia nacionais e internacionais para discutir os mais diversos temas de relevância conceitual e temática presentes nas obras do Bardo sob uma ótica contemporânea.

Na programação de oficinas que acontecerão em São Paulo, estão os seguintes nomes: Jerry Brotton, autor de Shakespeare e o Islã (recém-publicado pela editora Penguim, no Reino Unido), um dos mais proeminentes pensadores e escritores do Reino Unido; Joad Raymond, pesquisador da Renascença, especialista no séculos 16 e 17, jornalismo e lobbying; e Catherine Silverstone, autora de Conversa sobre Shakespeare e trauma – um olhar dedicado a cultura queer na performance. As inscrições para as oficinas estarão abertas entre os dias 1º e 11 de abril e podem ser feitas apenas no site oficial do evento: www.forumshakespeare.org.br 

Veja também