Reprodução de capa do livro "Ignorance", de Milan Kundera.
Date
Segunda-feira, 05 de Março de 2018 -
18:1519:45
Location
São Paulo, SP

Venha compartilhar conosco o prazer pela leitura. Faça parte do Reading Group, um grupo de leitores que se encontra uma vez por mês na Biblioteca e Centro de Informação para discutir uma obra e seu autor. Participe!

Livro do mês: "Ignorance", de Milan Kundera 

Irena reencontra Josef por acaso no aeroporto de Paris. Ambos viajam de volta a Praga, reerguida segundo as regras capitalistas depois da queda dos regimes comunistas do Leste Europeu, em 1989. Em comum, eles têm uma história de exílio e um sentimento profundamente nostálgico em relação à paisagem tcheca.

Neste romance sobre a memória, Milan Kundera subverte a noção de nostalgia. O escritor relembra a etimologia da palavra, que em sua origem grega remete ao "sofrimento causado pelo desejo irrealizado de retornar". Esse sentimento liga-se também à ignorância: só há nostalgia daquilo de que não temos mais notícia. Como afirma o narrador, "acaso" é um outro modo de dizer "destino". O fascínio que as coincidências e os pequenos retornos exercem é aquele da consciência do presente e de sua ligação com o passado. Na memória, os acasos se harmonizam e ganham beleza.

 

Idioma: Inglês 
Classificação etária: 18 anos 
Inscrição: pelo evento no Facebook ou pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br 
Gratuito

Saiba mais