Fire risk management for cultural heritage international seminar | Rio de Janeiro, 26-28 June 2019
Date
Quarta-feira, 26 de Junho de 2019Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
Location
Rio de Janeiro, RJ

O British Council é um dos parceiros do seminário internacional Heritage on fire: Who’s next? – Fire risk management for cultural heritage (Patrimônio em chamas: quem é o próximo? – Gestão de riscos de incêndio para o Patrimônio Cultural).

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o International Council of Museums – ICOM/Brazil e o International Centre of the Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM), o evento acontece de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. A confirmação da inscrição está sujeita à lotação do auditório do Museu Histórico Nacional. Faça seu registro aqui.

Sobre o evento

O fogo é um grande risco que afeta os bens do patrimônio cultural em todo o mundo. Embora, do ponto de vista de uma única instituição, possa parecer um "evento raro", grandes incêndios podem se tornar rotina quando se considera o conjunto do patrimônio de um país. Além disso, seu impacto é quase sempre catastrófico, causando perda total ou quase total do bem cultural afetado. Exemplos recentes incluem a Escola de Artes de Glasgow (Reino Unido, 2014 e 2018), o Instituto de Informação Científica sobre Ciências Sociais (Federação Russa, 2015), Biblioteca da Universidade Mzuzu (Malawi, 2015), Museu Nacional de História Natural da Índia (2016), a Catedral Saint Sava de Nova York (Estados Unidos da América, 2016), o Museu Marítimo de Jacarta (Indonésia, 2018) e o Museu Nacional (Rio de Janeiro, Brasil, 2018).

A maioria dos incêndios que afetam as instituições de patrimônio tem causas internas e pode ser evitada ou muito reduzida por meio de procedimentos adequados de manutenção e segurança. A fim de evitarmos desastres de incêndio, a preparação para situação de emergências é essencial, mas não deve ser a única estratégia. Existe uma necessidade clara de promovermos leis e políticas mais eficazes, estimularmos o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios e ajudar a criar uma cultura de prevenção de incêndios em organizações de patrimônio.

O seminário abordará essas questões prementes, destacando o papel fundamental que os tomadores de decisão devem desempenhar na prevenção de incêndios. Serão discutidas as estatísticas de incêndios e suas implicações para a tomada de decisões eficazes, experiências de diferentes países e contextos na gestão de riscos de incêndio e medidas avançadas de segurança contra incêndios para aplicação no patrimônio cultural. Serão buscadas contribuições de uma gama diversificada de áreas e disciplinas, incluindo gestores e autoridades de patrimônio, socorristas, conservadores, especialistas em legislação contra incêndios, engenheiros de incêndio, chefes de bombeiros, avaliadores de risco patrimonial e especialistas em seguros. Uma visita ao Museu Nacional será organizada para fornecer uma visão, em primeira mão, das ações em curso para restabelecer seu papel proeminente como instituição de pesquisa e patrimônio no país e internacionalmente.

Um fórum especializado ocorrerá no final do seminário para apresentar recomendações significativas sobre a redução do risco de incêndio no patrimônio cultural. Isso fornecerá uma saída concreta para apoiar as mudanças nas políticas e garantir ampla disseminação de resultados. 

Público-alvo: autoridades e gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios, diretores de museus, profissionais de museus, educadores de museus e patrimônio etc.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail seminario@museus.gov.br