Race Cards
Date
Sábado, 10 de Novembro de 2018 - 11:00Terça-feira, 20 de Novembro de 2018 - 20:00

Tensão racial, violência e discriminação é o tema da instalação Race Cards, da artista Selina Thompson, de Leeds, na Inglaterra, que tem exposição no Brasil neste mês com apoio do British Council.

A obra convida os visitantes a entrarem em uma pequena sala, onde encontram 1000 perguntas sobre o tema escritas em cartões. Em uma mesa, os visitantes podem interagir escrevendo respostas para as perguntas que escolherem selecionar.

A abertura da instalação em São Paulo, que contará com a participação de Priscila Rezende, autora da adaptação para o Brasil, está marcada para o dia 10 de novembro, às 11h. Como parte da programação da Feira Preta, a instalação estará aberta para visitação no Instituto Tomie Ohtake, de 10 a 20 de novembro, e no Rio de Janeiro durante o Festival Mulheres do Mundo, nos dias 16 a 18. 

 

Sobre Selina Thompson:

Selina Thompson é uma artista e performer residente em Leeds, na Inglaterra. Seu trabalho é lúdico, participativo e íntimo, com foco nas políticas de identidade e em como elas definem nossos corpos, vidas e ambientes. Ela criou obras para bares, cafés, salões de cabeleireiro, banheiros e às vezes até galerias e teatros, como por exemplo o espetáculo Sal, que compôs a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp2018. Conheça mais sobre a artista aqui.

 

Sobre Priscila Rezende

Etnia, identidade, inserção e presença do indivíduo negro e das mulheres na sociedade contemporânea são os principais norteadores e questionamentos levantados no trabalho de Priscila Rezende. Partindo de suas próprias experiências, limitações impostas, discriminação e estereótipos são expostos em ações corporais viscerais, que buscam estabelecer com o público um diálogo direto e claro. A artista propõe ao público compartilhar e ser confrontado por diferentes realidades, deslocando-os de seu lugar de conforto para questionar certezas pré-estabelecidas. Priscila é graduada em Artes Visuais pela Escola Guignard-UEMG (Belo Horizonte, Brasil) com habilitação em Fotografia e Cerâmica. Dentre seus trabalhos destacam-se presença em diversas cidades do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Oiapoque, entre outras; e países como Alemanha, Reino Unido e EUA.