Date
Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 -
17:0018:30
Location
Evento 100% on-line.

O próximo School Talks: Mulheres inspiradoras - da escola para o mundo acontece na quarta-feira, 16 de setembro, e aborda caminhos para práticas transformadoras em relação ao gênero nas escolas, apoiando-se em histórias de mulheres inspiradoras.

O webinar terá como questões norteadoras questionamentos como a importância de destacar a contribuição de mulheres para a ciência e sociedade ao longo da história, o impacto a curto e longo prazo de ações que incentivem meninas e mulheres a se envolverem na ciência e como o ensino de ciências com foco transformativo em gênero pode ser também um motor de mudanças socioculturais.

Serão abordados também pontos levantados na publicação Meninas na Escola, Mulheres na Ciência - Ferramentas para Professores de Educação Básica, que foi lançada pelo British Council em 2020.

Entre os painelistas, temos:

Daniela Bahia é professora de biologia no Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE, mestre em Ensino de Biologia pela UFRJ, especialista em Engenharia de Campo - SMS pela UFF e graduada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Leciona Biologia na rede estadual do Rio de Janeiro desde 1998 e atualmente desenvolve diferentes projetos na área de Ciências de forma integrada à outras áreas, com abordagem investigativa e uso das tecnologias digitais.

Camila Oliveira é artista-educadora, mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF e Especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio. É Coordenadora de Educação do Museu do Amanhã e desde 2012, elabora projetos de arte-educação, acessibilidade, e programas de formação em mediação cultural.

Camila Signori é professora Doutora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e atua na área de Oceanografia Microbiana. Participou de várias expedições científicas, incluindo 5 embarques à Antártica e um mergulho nas profundezas do Pacífico a bordo do Alvin. Coordena o Projeto de Extensão Mergulho na Ciência USP, dedicado a meninas do Ensino Fundamental e alunas da Graduação.