Seminário Cultura Oceânica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - 5 e 6 de setembro de 2019
Date
Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Location
Santos, SP

Nossa vida e nossa rotina estão conectadas diariamente ao oceano, mesmo quando não nos damos conta desta relação. O clima, a alimentação, nossa saúde e bem-estar, nossa história, a economia do país e tantos outros temas são influenciados diretamente pelo oceano. E esta realidade vale para todos, os que moram na zona costeira e os que vivem no interior do país.

A Cultura Oceânica é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o que já é feito neste tema nos diferentes países e impulsionar novas ações e discussões. Promover a Cultura Oceânica é uma meta da UNESCO para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano), que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou para os anos de 2021 a 2030.

É neste contexto que a UNESCO lança dois materiais sobre o tema em um evento nos dias 5 e 6 de setembro, em Santos (SP): o portal Cultura Oceânica (Ocean Literacy), para promover a conscientização e troca de conhecimentos sobre a relação entre o cotidiano e o oceano, e o kit pedagógico Cultura Oceânica para Todos, traduzido para o português por meio de uma parceria com a UNIFESP/Projeto Maré de Ciência e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos. O lançamento contará com a presença de Francesca Santoro e Vinicius Lindoso, ambos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, e conta com o apoio do British Council.

Programação

O seminário Cultura Oceânica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é gratuito e será transmitido ao vivo pela internet no site www.oceanoparaleigos.com permitindo a participação e interação com o envio de perguntas e comentários para as discussões. A programação está organizada em 3 momentos.

Cultura Oceânica
5 de setembro, das 14 às 18 horas

Francesca Santoro e Vinicius Lindoso apresentarão informações sobre a Década do Oceano e a Cultura Oceânica, e seu potencial de aplicação no Brasil. Também serão apresentados relatos de experiências para a abordagem do tema "Lixo no Mar em Santos" de escolas em cidades distantes do mar – São Paulo (70km), Rio Claro (200km) e Ribeirão Preto (350km) – e do projeto Oceano para Leigos, que utiliza as mídias sociais para promover a Cultura Oceânica em cidades da praia e do interior. 

Inovação Social e Cultura Oceânica
6 de setembro, das 9 às 12 horas

No segundo dia, a programação segue em parceria com o British Council. Pela manhã, será debatido o papel do engajamento e da inovação social para fortalecer a Cultura Oceânica, com discussões acerca de abordagens em escolas e comunidades, educação ambiental e políticas públicas.

Mulheres na Ciência
6 de setembro, das 14 às 18 horas

No período da tarde, a discussão estará centrada no papel das mulheres na ciência, com a apresentação da Liga das Mulheres pelo Oceano e o lançamento do desafio Mulheres ao Mar, que ocorrerá entre setembro e outubro, e convida todas as mulheres a contar sobre a cultura oceânica em suas vidas. 

Evento gratuito. Faça sua inscrição para participação presencial.

Conheça os projetos do British Council que apoiam este evento: