9º Ciclo do Núcleo de Dramartugia SESI-British Council - Ser dramaturga
Date
Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017 até Domingo, 01 de Outubro de 2017
Local
São Paulo, SP

Em 2017, o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council chega à sua nona edição, destacando as mulheres na dramaturgia. Com o tema Ser Dramaturga, a programação deste ano contará com palestras e workshops no Centro Cultural FIESP, em São Paulo (SP), entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro.

Em forma de rodas de conversa, palestra, leitura dramática e workshop, convidadas brasileiras e britânicas falam sobre suas experiências e como se sentem num mundo ainda dominado pela escrita dos homens. Buscando entender o papel da mulher dramaturga, serão debatidas questões sobre criação, o ofício e a inserção no mercado, assim como as dificuldades e/ou resistências na profissão que podem ocorrer num mundo ainda considerado sexista e chauvinista.

Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão e assistência do diretor e dramaturgo César Baptista. 

Programação

Ser Dramaturga
25 de setembro, às 20 horas, no Teatro

Encontro de abertura do Ciclo com Linda McLean (Reino Unido) e Silvia Gomez (Brasil). Evento com tradução simultânea. Após o debate, o público é convidado para o lançamento das publicações dos textos da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, em dois volumes, pela SESI-SP Editora.

Crise de Representação e a Emergência de Novas Subjetividades
26 de setembro, às 19 horas, no Espaço Mezanino

Nesta palestra, Rosane Borges pretende abordar os modos em que as mulheres negras vêm reivindicando acesso à soberania negada, tomando o campo das artes e da dramaturgia como nexo estratégico para ganhar visibilidade no espaço social, ainda marcado por profundas assimetrias. 

Leitura Dramática da peça “Sex & God”, de Linda McLean
26 de setembro, às 21 horas, no Espaço Mezanino   

Com apoio da Cultura Inglesa, uma das peças mais importantes de Linda McLean, Sex & God, terá leitura inédita no Brasil com direção de Laerte Mello, e elenco formado por Ana Paula Dias, Carolina Faria, Fernanda Gama e Flávia Sgavioli.

A Forma que Nos Contorna – Workshop com Linda McLean
De 27 a 29 de setembro, das 18 às 22 horas, na Sala de Ensaio   

Desde o minuto em que você nasce, sua presença modela o mundo em que você vive, consciente e inconscientemente. O modo com que você vê, sente e sonha é só seu para processar. Usando sua experiência ao escrever, a dramaturga escocesa Linda McLean explora, neste workshop, maneiras nas quais se pode dar forma a uma peça que tem como modelo/padrão o jeito próprio do(a) dramaturgo(a) pensar o mundo. Evento com tradução consecutiva.

Conversa sobre a peça “Enquanto Ela Dormia”
1º de outubro, às 19h30, no Espaço Mezanino

Logo após o espetáculo Enquanto Ela Dormia, Marici Salomão conduz um bate-papo com a atriz Lucienne Guedes, a diretora Eliana Monteiro e a dramaturga Carol Pitzer sobre a montagem da peça e o processo de escrita do texto durante os processos da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. 

Todos os eventos tem entrada gratuita. Reservas antecipadas pelo site sesisp.org.br/meu-sesi, a partir de 10 de setembro. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia dos eventos, a partir das 13 horas, na bilheteria.

Para participar do processo seletivo para o workshop, os dramaturgos interessados devem enviar CV e Carta de Interesse no e-mail artescenicas@sesisp.org.br, de 11 a 15 de setembro. 

Convidadas

Linda McLean, dramaturga escocesa (Divulgação)

Linda McLean

Renomada dramaturga escocesa, radicada em Glasgow. Suas peças incluem as premiadas Every Five Minutes; Any Given Day; Sex & God; Strangers, babies; Shimmer; Riddance; e One Good Beating. Em 2016, escreveu a adaptação da obra The view from Castle Rock, de Alice Munro. Foi Creative Fellow do Instituto de Estudos Avançados em Ciências Humanas da Universidade de Edimburgo, em 2011, e presidente do Playwrights Studio Scotland de 2008 a 2015. É artista associada do Magic Theatre, em San Francisco.

Silvia Gomez (Foto: Rodrigo Braga)

Silvia Gomez

Jornalista e dramaturga, integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT-SESC, onde encenou O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade, posteriormente traduzido para sete idiomas. Escreveu e encenou O Amor e Outros Estranhos Rumores, Abra a Janela Antes de Começar e Mantenha Fora do Alcance do Bebê, esta vencedora dos prêmios APCA 2015 e Aplauso Brasil 2015. Integrou o projeto Curioso, residência organizada pelo British Council e Playwrights' Studio em 2015. Está em cartaz com a peça Marte, Você Está Aí?.

Rosane Borges (Divulgação)

Rosane Borges

Jornalista, pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora do Centro de Estudos Latino-Americanos em Comunicação e Cultura (Celacc) da USP e da Universidade São Judas Tadeu. Autora de diversos livros, entre eles Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e Racismo (2012) e Esboços de um Tempo Presente (2016). É articulista das revistas Carta Capital e Cult Digital e do blog da Editora Boitempo.

Eliana Monteiro (Arquivo pessoal)

Eliana Monteiro

Encenadora e orientadora artístico-pedagógica de escolas e grupos de teatro. Integra o grupo Teatro da Vertigem desde 1998. Foi responsável pela direção e concepção dos espetáculos O FilhoKastelo e Mauísmo e da intervenção pública A Última Palavra é a Penúltima; codireção de Bom Retiro 958 metros; direção de cena e assistência de direção de O Paraíso Perdido, O Livro de Jó, Apocalipse 1,11, BR-3, História de amor - últimos capítulosDido e Enéas e Orfeo e Euridice.

Carolina Maria Pitzer, convidada do  9º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Foto: Everton Amaro

Carol Pitzer

Formada em cinema e pós-graduada em artes cênicas. Foi arte-educadora na ONG ECOA - Teatro Social, atriz da Residência do Grupo Teatro da Laje e Coletivo Bonobando na Arena Carioca Dicró e atuou em diversos espetáculos na cidade do Rio de Janeiro. Mudou-se para São Paulo em agosto de 2015 para aprofundar os estudos em dramaturgia. Participou da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council e é aprendiz da SP Escola de Teatro.

Lucienne Guedes

Lucienne Guedes

Atriz, dramaturga e diretora, é doutora em Artes pela ECA-USP. Atriz fundadora do Teatro da Vertigem. Foi coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro e professora convidada do Depto. de Artes Cênicas ECA-USP, SP Escola de Teatro e UNESP. Artista colaboradora da Cia. Balagan, Cia. Livre, Teatro de Narradores e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Em 2016, escreveu a peça A Ponte para o projeto Conexões e realizou residência artística na Itália pela The Bogliasco Foundation.

Marici Salomão. Foto: Divulgação FIESP

Marici Salomão

Dramaturga, curadora, crítica e jornalista. Autora de O Retiro dos Sonhos, Bilhete, Maria Quitéria, Impostura e Território Banal. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral entre 1999 e 2003. Assinou a curadoria do FIT em 2011, além de ser jurada e debatedora em vários festivais nacionais. Teve publicado recentemente o livro O Teatro de Marici Salomão (Imprensa Oficial). Coordena o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council e o curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.