Date
Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016 - 19:30 até Quarta-feira, 12 de Outubro de 2016 - 19:30
Time
19:30
Local
Rio de Janeiro, RJ

As obras de William Shakespeare, o autor mais adaptado para o cinema em todo o mundo, chegam ao Oi Futuro Flamengo em um programa especial que inclui longas-metragens raros do acervo do British Film Institute (BFI) e que conseguiram contar as histórias do autor de formas reimaginadas e originais.

Na noite de abertura, 10 de outubro, o clima das telas de Noite Insana, um Otelo traduzido para mundo dos clubes de Jazz londrinos dos anos 1950, será levado para o foyer do centro cultural com a apresentação da banda de jazz Bondesom com um som que mistura ritmos afro-latinos, jazz, funk e música brasileira.

A iniciativa faz parte do programa global Shakespeare Lives, que comemora os 400 anos de legado do poeta e dramaturgo em 2016.

Programação

Entrada gratuita. Distribuição de senhas a partir das 19 horas.

Classificação indicativa para todos os filmes: 16 anos.

SEGUNDA, 10/10 ÀS 19H30

Filme: Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013) 

Após a exibição do filme, a banda de jazz Bondesom se apresenta no térreo (das 21h às 22h)

Terça, 11/10, às 19h30

Filme: Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013) 

Quarta, 12/10, às 19h30

Filme: As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973)

QUINTA 13/10, ÀS 19H30

Filme: Noite Insana (Basil Dearden, 1951)

Sinopses

All Night Long. Basil Dearden, 1962. 91 mins. B&W. Featuring: Patrick McGoohan, Richard Attenborough, Betsy Blair

Noite Insana (All Night Long)

Basil Dearden, 1962 (91 min/P&B)
Elenco: Patrick McGoohan, Richard Attenborough, Betsy Blair

Otelo é traduzido ao mundo dos clubes de Jazz londrinos. Durante a celebração de aniversário do par romântico e musical Aurelius Rex e Delia Lane, um invejoso e ambicioso baterista, Johnny Cousin (McGoohan) se esforça em acabar com a relação inter-racial do casal. Este ousado psicodrama também conta com participações de lendas do Jazz, como Charles Mingus, Dave Brubeck, Tubby Hayes e Johnny Dankworth.

Rapaz dentro da piscina com máscara de snorkel e um drink em uma das mãos. Imagem de divulgação do filme Muito barulho por nada (Joss Whedon, 2013)

Muito Barulho por Nada (Much Ado About Nothing)

Joss Whedon, 2013 (109 min/PB)
Elenco: Amy Acker, Alexis Denisof, Clark Gregg

Um nobre governador e sua filha Hero recebem a visita de um amigo, que retorna de uma "batalha" acompanhado do irmão rebelde e de dois oficiais, Benedick e Claudio. Este cai de amores pela jovem, enquanto o primeiro, mais maduro, teima em não admitir sua paixão por Beatrice, sobrinha do anfitrião e também cabeça dura nas questões do amor. Apesar de trazer a trama para os dias atuais, a releitura manteve o texto original.

Theatre of Blood. Douglas Hickox, 1973. 104 mins. Colour. Featuring: Vincent Price, Diana Rigg

As Sete Máscaras da Morte (Theatre of Blood)

Douglas Hickox, 1973 (104 min/Cor)
Elenco: Vincent Price, Diana Rigg

Nesta brilhante, ainda que bizarra, comédia de horror, Price é um ator arrogante e psicótico que se recusa a atuar em peças que não sejam Shakespeare. Sentindo-se menosprezado após perder o prêmio de Melhor Ator do Ano, decide reencenar cenas de assassinato shakespearianas para se vingar. Traz uma excentricidade genuína e subestimada do cinema britânico, combinando efeitos do cinema grotesco com paródia e caricaturas.