Date
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2016 - 19:30 até Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 19:30
Time
19:30
Local
São Paulo, SP

As obras de William Shakespeare, o autor mais adaptado para o cinema em todo o mundo, chegam ao Instituto Tomie Ohtake em um programa especial que inclui longas-metragens raros do acervo do British Film Institute (BFI) e que conseguiram contar as histórias do autor de formas reimaginadas e originais.

A noite de estreia conta com apresentação da banda Ludere, que levará o clima das telas de Noite Insana (Basil Dearden, 1951) para o Instituto Tomie Ohtake. Nas duas noites seguintes, Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013) e As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973) completam a mostra. 

A iniciativa faz parte do programa global Shakespeare Lives, que comemora os 400 anos de legado do poeta e dramaturgo em 2016.

As sessões se inserem no programa Cine Fachada, que o Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake vem realizando na área externa do edifício em que está abrigado, na forma de um cinema ao ar livre, criando um espaço de encontro aberto para a cidade. 

Programação

QUINTA, 20/10, ÀS 19H30

Filme: Noite Insana (Basil Dearden, 1951)
Entrada gratuita. Exibição ao ar livre, na fachada do edifício.

Após a exibição do filme, a banda de jazz Ludere se apresenta no térreo (das 21h às 22h) 

SEXTA, 21/10, ÀS 19H30

Filme: Muito Barulho por Nada (Joss Whedon, 2013)
Entrada gratuita. Exibição ao ar livre, na fachada do edifício.
 

SÁBADO, 22/10, ÀS 19H30

Filme: As Sete Máscaras da Morte (Douglas Hickox, 1973)
Entrada gratuita. Exibição ao ar livre, na fachada do edifício.

Classificação indicativa para todas as atividades: 16 anos.
Informações: pelo telefone (11) 2245-1900 ou site www.institutotomieohtake.org.br 
* Em caso de chuva, o evento será realizado no Grande Hall, dentro do Instituto.

Sinopses

All Night Long. Basil Dearden, 1962. 91 mins. B&W. Featuring: Patrick McGoohan, Richard Attenborough, Betsy Blair

Noite Insana (All Night Long)

Basil Dearden, 1962 (91 min/P&B)
Elenco: Patrick McGoohan, Richard Attenborough, Betsy Blair

Otelo é traduzido ao mundo dos clubes de Jazz londrinos. Durante a celebração de aniversário do par romântico e musical Aurelius Rex e Delia Lane, um invejoso e ambicioso baterista, Johnny Cousin (McGoohan) se esforça em acabar com a relação inter-racial do casal. Este ousado psicodrama também conta com participações de lendas do Jazz, como Charles Mingus, Dave Brubeck, Tubby Hayes e Johnny Dankworth.

Rapaz dentro da piscina com máscara de snorkel e um drink em uma das mãos. Imagem de divulgação do filme Muito barulho por nada (Joss Whedon, 2013)

Muito Barulho por Nada (Much Ado About Nothing)

Joss Whedon, 2013 (109 min/PB)
Elenco: Amy Acker, Alexis Denisof, Clark Gregg

Um nobre governador e sua filha Hero recebem a visita de um amigo, que retorna de uma "batalha" acompanhado do irmão rebelde e de dois oficiais, Benedick e Claudio. Este cai de amores pela jovem, enquanto o primeiro, mais maduro, teima em não admitir sua paixão por Beatrice, sobrinha do anfitrião e também cabeça dura nas questões do amor. Apesar de trazer a trama para os dias atuais, a releitura manteve o texto original.

Theatre of Blood. Douglas Hickox, 1973. 104 mins. Colour. Featuring: Vincent Price, Diana Rigg

As Sete Máscaras da Morte (Theatre of Blood)

Douglas Hickox, 1973 (104 min/Cor)
Elenco: Vincent Price, Diana Rigg

Nesta brilhante, ainda que bizarra, comédia de horror, Price é um ator arrogante e psicótico que se recusa a atuar em peças que não sejam Shakespeare. Sentindo-se menosprezado após perder o prêmio de Melhor Ator do Ano, decide reencenar cenas de assassinato shakespearianas para se vingar. Traz uma excentricidade genuína e subestimada do cinema britânico, combinando efeitos do cinema grotesco com paródia e caricaturas.