Reprodução de convite para o seminário O Valor da Cultura, dia 25 de julho de 2017, no MASP, São Paulo, SP.
Date
Terça-feira, 25 de Julho de 2017 -
08:30 até 13:00
Local
São Paulo, SP

A preocupação em capturar, interpretar e comunicar os diversos valores gerados pelos segmentos culturais e criativos é algo presente e urgente não apenas no Brasil. Os diversos tipos de evidência coletados – geração de riqueza e empregos, desenvolvimento intelectual, coesão social, entre outros – vêm sendo questionados sob o ponto de vista da aplicabilidade na formulação de novas políticas públicas de fomento e desenvolvimento das Artes e da Cultura.

Realizado pelo British Council, em parceria com o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais, este seminário abordará os impactos econômicos no setor cultural e visa inspirar reflexões sobre o potencial da Economia da Cultura no desenvolvimento econômico do país.

Os pesquisadores britânicos Geoffrey Crossick, Andy Pratt e Ross Gill vêm pela primeira vez ao Brasil compartilhar alguns de seus principais achados e conclusões sobre o assunto, abrangendo as técnicas de avaliação quantitativa, as interpretações qualitativas dos valores intrínsecos da Cultura e indicadores transversais, como a demografia do setor, incluindo suas desigualdades. 

Evento gratuito. Clique aqui para se inscrever.

Programa 

8h30 Credenciamento e boas-vindas
9h00  Abertura com Lucas Pêssoa (MASP), Carla Vidal (FBDC) e Martin Dowle (British Council)
9h10 Economia da Cultura no Brasil: contexto geral, com Claudio Lins e Leandro Valiati
9h30 Os Benefícios Trazidos pela Experiência da Arte e Cultura para a Sociedade, com Geoffrey Crossick. Mediação: Ana Carla Fonseca.
10h15 Desafios de Quantificação, Qualificação e Avaliação da Economia da Cultura, com Andy Pratt. Mediação: Leandro Valiati.
11h00 Coffee Break
11h15 Desigualdades no Campo Cultural: focando a questão de gênero, raça e classe social, com Ross Gil. Mediação: Luciana Modé.
12h00 Plenária com Geoffrey Crossick, Andy Pratt, Ross Gill e Leandro Valiati. Mediação: Claudio Lins.
13h00 Encerramento

Evento em inglês com tradução simultânea.