Date
Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020Quinta-feira, 05 de Março de 2020

Paralelamente à exibição da exposição multimídia "WE ARE HERE – Canções de um Passado Esquecidoserão realizadas atividades culturais gratuitas no Instituto Tomie Ohtake, relacionadas às temáticas de inclusão social, identidade de gênero, urbanização e sustentabilidade, que fazem parte do projeto British Council We Are Here.

Confira abaixo, as atividades da programação:

Visitas mediadas à exposição WE ARE HERE Canções de um passado esquecido

Dias da semana: Quartas, quintas e sextas-feiras

Horários: 10-12h e 14h-16h

Vagas: 100 pessoas

Agendamento: (11) 2245 1937

Gratuito

O Instituto Tomie Ohtake oferece visitas mediadas gratuitas às exposições para alunos de escolas das redes pública e privada, ONGs e demais instituições de ensino formal e não formal. As visitas, mediadas pelos educadores do Instituto, também se desdobram em atividades poéticas em ateliê, que estimulam o exercício criativo e ampliam as experiências vivenciadas durante a visita. 

Oficina: “O audiovisual em zonas de conflito” com Eliane Caffé 

Data: 18, 19 e 20 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: 19h às 22h30

Vagas: 15

Público: Interessados em geral

Pré-requisitos: Trazer celular pessoal

Inscrição: site do Instituto Tomie Ohtake

Roda de conversa a partir da apresentação da metodologia de criação e produção cinematográfica desenvolvidas em zonas de conflito. Realização de um experimento narrativo por meio do Whatsapp e com a utilização de conteúdos digitais de acervos públicos e/ou intimistas. 

Mesa de debate com Ayo Akingbade e Ayrson Heráclito 

Mediação de Luise Malmaceda e Oriana Calman 

Data: 4 de março (quarta-feira)

Horário: 19h30

Público: 50 pessoas

Gratuito

Ayo Akingbade é uma artista e cineasta nigeriana britânica, vive e trabalha em Londres. Seu curta-metragem Tower XYZ (2016) foi produzido como parte do STOP PLAY RECORD e foi exibido em vários festivais e exibições ao longo de 2017. Recebeu um prêmio de menção especial no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen e ganhou o primeiro prêmio Sonja Savić. É beneficiária da Bolsa Ignite Institute Sundite Institute 2018 para cineastas emergentes.

Ayrson Heráclito é um Ogã Sojatin de um Humpame de Jeje Mahi no subúrbio de Salvador, professor da UFRB na cidade de Cachoeira/Ba, artista visual e curador. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela UFBA

Luise Malmaceda é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake. Formada em Artes Visuais (UFRGS), é mestra em Estética e História da Arte pela USP.

Oriana Calman é curadora de artes visuais do British Council.

Masterclass: “O que é o Político?” com Ayo Akingbade

Data: 5 de março (quinta-feira)

Horário: 19h

Vagas: 15

Público: Interessados em geral

Inscrição: site do Instituto Tomie Ohtake.

Gratuito

Ayo Akingbade trabalha sobretudo com imagem em movimento, pesquisando noções de poder, urbanismo e lugar de fala. Nesta aula, Ayo discutirá suas influências, investigações do ativismo comunitário de Londres, e a formação do projeto 'No News Today' – trilogia de casas sociais. Akingbade também irá compartilhar os seus projetos atuais e contínuo interesse pelo ato da recusa. A conversa será precedida por uma visita curatorial na exposição.

Ayo Akingbade (b.1994. Vive e trabalha em Londres, Inglaterra) é artista e diretora de filmes de origem Ingleso-Nigeriana. Seu curta-metragem Tower XYZ  (2016) foi produzido como parte do STOP PLAY RECORD e tem sido exibido em diversos festivais pelo mundo desde 2017. Tower XYZ recebeu uma Menção Especial na Premiação do Festival Internacional de Curtas de Oberhausen e ganhou o inédito prêmio Sonja Savić. Em 2018, ela recebeu a bolsa da Sundance Institute Ignite para diretores revelação.

SERVIÇO

LOCAL: Instituto Tomie Ohtake

ENDEREÇO: Rua Coropés, 88 -  Pinheiros - São Paulo - SP

HORÁRIOS: Terça a domingo, das 11h às 20h

CONTATO: (11) 2245 1900