Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council - logo
Date
Terça-feira, 23 de Maio de 2017 até Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
Local
São Paulo, SP

Tema: Como dizer a verdade

Aprofundando o tema do debate de mesmo nome que será realizado no dia 22 de maio, Anders Lustgarten recebe dramaturgos e profissionais das artes cênicas neste workshop sobre o excesso de notícias falsas e mentiras na atualidade e como o teatro pode ser usado como uma ferramenta para reconectar as pessoas à verdade.

"Todo o edifício do capitalismo de consumo é baseado no engano. A cumplicidade dos principais meios de comunicação com os poderosos, a pós-modernidade e o surgimento da política de identidade, tudo isso, sem dúvida, torna mais difícil para nós termos uma base compartilhada. Mas sem uma base compartilhada, quem somos nós? A pós-verdade é um conceito que encoraja-nos a recuar em bolhas individuais insulares, com medo do mundo incerto em torno de nós, e nos faz impotentes para mudá-lo. O teatro seja talvez o melhor meio para se reconectar com a verdade, pois tem a capacidade de oferecer múltiplas subjetividades ao mesmo tempo, bem como de levar o público a percepções de nível emocional, estético, humano. Pensemos que, apesar de décadas de teoria de escolha racional e motivações econômicas conduzindo a política social ocidental, essas múltiplas verdades claramente consistem na forma como a maioria das pessoas pensa", explica o dramaturgo.

Durante os encontros, Lustgarten apresenta o processo de criação de suas peças, dividindo com os participantes o que aprendeu com as experiências de montá-las em diferentes partes do mundo.

Data: de 23 a 25 de maio, das 18 às 22 horas 
Inscrições: interessados deverão enviar CV e Carta de Interesse para o e-mail artescenicas@sesisp.org.br no período entre 10 e 17 de maio.
Público-alvo: dramaturgos e profissionais das artes cênicas.
Evento em inglês com tradução consecutiva.
Participação gratuita. Vagas limitadas.
 

Sobre o palestrante

Anders Lustgarten

Anders Lustgarten

Ganhou o Harold Pinter Playwright's Award pela peça If You Don't Let Us Dream We Won't Let You Sleep no Royal Court Theatre Downstairs. Atualmente, é autor comissionado pelo Royal Court e pelo National Theatre, entre outros teatros na Europa. Adaptou The Damned United, de David Peace, para o West Yorkshire Playhouse. Ativista político, já foi preso por suas atividades em quatro continentes. Sua peça mais recente, Lampedusa, aborda a crise dos refugiados e teve duas temporadas no Soho Theatre.