Jovem com um livro na mão, estudando para um teste de inglês avançado

Você vai fazer um teste de inglês avançado? Você vai fazer o IELTS?

Foram meses (ou até mesmo anos) de estudos de inglês. Você agendou seu IELTS e iniciou sua preparação direitinho. Fez cursos on-line, como o Road to IELTS, praticou para o Speaking, testou seus conhecimentos com simulados e agora está chegando a hora: você vai fazer seuteste de inglês internacional. Que emoção, não é mesmo?!

Já que você vai fazer sua prova de inglês em breve, os especialistas do British Council reuniram todas as dicas e orientações para tornar o seu dia da prova o mais agradável e leve possível. Por isso, se você vai fazer a prova IELTS ou se conhece alguém que fará o teste em breve, venha conosco até o final deste conteúdo para acompanhar todas as nossas recomendações. Confira:

1. Antes de fazer o teste de inglês internacional, básico ou avançado:

Se você ainda está no início da sua preparação para a prova de inglês, a gente te traz mais algumas recomendações e dicas para te orientar.

Estabeleça um plano

Antes de qualquer coisa, saiba que as provas do IELTS são divididas em Listening, Reading, Speaking  e Writing.

Cada uma dessas etapas vai avaliar diferentes aspectos da comunicação em língua inglesa. O resultado da prova IELTS vai te dar uma nota dentro de cada uma dessas áreas e também um resultado geral, que qualifica seu inglês de acordo com sua performance. Por isso, saiba que planejamento é tudo! Seja para fazer o IELTS, outras provas de inglês internacionais ou mesmo qualquer tipo de prova e avaliação, é preciso programar seu aprendizado com cuidado.

Reserve algum tempo para fazer o cronograma, tendo um esboço claro do que você vai estudar. Você pode, por exemplo, dividir suas semanas para focar nas diferentes etapas da prova ou revisar alguns conceitos de gramática de uma vez só. Não se esqueça de reservar um tempo para fazer também simulados e testes práticos, que vão te ajudar a entender como vai ser quando você fizer a prova. Em média, os candidatos ao IELTS tendem a se preparar para o teste de inglês durante um período de 2 a 4 meses antes da data da prova em si.

Estude o possível e planeje alguns intervalos para continuar motivado.

Dê a si mesmo tempo para estudar

Muita gente escolhe estudar para uma prova na véspera, apenas revisando uma coisa ou outra antes de fazer o teste. Como o IELTS é um teste de inglês avançado, a recomendação dos especialistas do British Council é que isso não seja feito para essa prova. No geral, as pessoas costumam levar pelo menos um mês para conhecer bem a estrutura do IELTS, entender o que a prova avalia e de que modo isso acontece, conhecer as perguntas mais comuns, entender o funcionamento do Speaking e do Writing...

Uma boa dica é fazer uma lista de dúvidas e perguntas sobre o IELTS e procurar as respostas para elas no site ou nas redes sociais do British Council. Isso vai te ajudar a entender melhor o exame e saber onde você precisa concentrar seus esforços. No geral, os especialistas do IELTS recomendam que o candidato se prepare por um período de quatro a dois meses antes de fazer um teste de inglês avançado.

Conheça os recursos preparatórios do British Council

O British Council possui uma série de recursos, tanto pagos, quanto gratuitos, para quem vai se preparar para a prova de inglês IELTS. Em nosso website, você encontra uma página central com todas as opções de preparação para o IELTS. São simulados, cursos on-line, vídeos com dicas de especialistas e com dicas de quem já fez o IELTS, além de testes de familiarização do IELTS no computador e muito mais. E mais, se você agendou o IELTS para fazer com o British Council, já recebe o acesso gratuito ao nosso curso on-line de preparação Road to IELTS.

2. O dia do teste internacional de inglês!

Agora sim, chegou o grande dia da sua prova de inglês IELTS. Vamos a mais dicas:

Antes da prova de inglês

  • Antes de fazer a prova, lembre-se de pesquisar o endereço de onde vai acontecer seu teste de inglês e de calcular quanto tempo leva para chegar no local, saindo de sua casa, de transporte público, carro ou metrô. Isso te ajuda a não se atrasar para esse exame de inglês importante.
  • Evite se cansar no dia anterior. Não faça nada muito cansativo no dia antes de sua prova de inglês. Evite sair para passear até tarde ou mesmo estudar muito antes do teste. Vale a pena reservar a véspera da prova para descansar e recarregar suas energias.
  • Durma bem e cedo. Tente estar o mais descansado possível.

Chegando na prova de inglês

  • Evite comer alimentos muito gordurosos ou pesados no dia da prova. Dê preferencias para alimentos leves, mas nutritivos.
  • Cheque os documentos necessários antes de sair de casa, e deixe-os separados para evitar esquecimentos.  Lembre-se de trazer o seu documento original de identificação, que precisa ser exatamente o mesmo cadastrado no ato da inscrição (passaporte, RG ou RNE). Aqui você encontra mais detalhes sobre os documentos necessários para o IELTS
  • Chegue com antecedência ao local de prova, entre 30 e 40 minutos antes do horário de seu teste. Além de evitar atrasos, isso ajuda a manter sua calma, já que você não precisa se preocupar com possíveis atrasos.
  • Leve uma garrafinha de água transparente e sem rótulo. Não será possível consumir qualquer outro tipo de alimento ou bebida no local de prova.
  • Como medida de biossegurança, você também poderá levar para a prova de inglês: Itens de papelaria para uso pessoal (caneta esferográfica de corpo transparente, lápis, borracha e apontador); Luvas descartáveis; Máscara facial; Desinfetante de mãos em embalagem transparente e sem rótulo (o líquido pode ter cor, mas o recipiente precisa ser translúcido).
  • Você precisará tirar a máscara por breves minutos, para a captura da foto de seu documento de identificação. Mais informações sobre isso podem ser encontradas no vídeo de biossegurança do British Council.
  • Seu celular e outros objetos eletrônicos precisarão ser desligados e ficarão em um espaço reservado, fora da sala de provas. Por isso, evite levar objetos muito volumosos ou de grande valor quando for fazer seu IELTS.
  • O British Council também oferece provas de inglês adaptadas para necessidades especiais.

Na hora da prova de inglês

  • Aprenda alguns exercícios de respiração e técnicas respiratórias para controlar os sentimentos. Quando sentir nervosismo por não saber alguma resposta, lembre-se de respirar fundo e tente retomar o foco no teste em si, assim, você não perde sua concentração no resto do exame.
  • No Speaking, se houver algum ruído ou você não conseguir entender o examinador por conta do uso da máscara de proteção, pode pedir para ele repetir a informação.
  • Mantenha-se confiante! Até aqui, você deu o seu melhor. Não adianta ficar muito estressado, ansioso ou nervoso no momento de fazer a prova, porque isso só pode acabar piorando o seu resultado. Agora, é hora de mostrar tudo o que você aprendeu. Respire fundo e bom IELTS para você!

Depois da prova de inglês

Agora que você já fez seu IELTS, é hora de relaxar. Divirta-se e valorize a satisfação de ter feito a prova de inglês da melhor forma possível.

Os resultados do IELTS são divulgados em até 13 dias corridos após a data da prova, para as versões IELTS no papel e IELTS for UKVI. Já os resultados do IELTS no computador podem ser pré-visualizados on-line entre 5 e 7 dias depois da data da prova.

Lembre-se de que essa nota vale apenas para sua consulta, porque o certificado do IELTS que possui comprovação oficial acontece unicamente por meio do certificado físico, o Test Report Form (TRF).

Mais informações sobre os resultados do IELTS podem ser encontrados aqui.  É impossível consultar também mais informações sobre a pontuação do IELTS.

Se você deseja que seu resultado do IELTS seja revisto ou corrigido novamente por outros especialistas, saiba que é possível solicitar uma revisão de notas.

Dicas para estudar para o IELTS

Aqui vão algumas das nossas dicas para quem quer estudar para o IELTS ou para qualquer outra prova de inglês:

  • Faça do estudo um compromisso. Vai estudar? Então avise a seus familiares e a quem mora com você que você ficará indisponível por alguns instantes. Tente estudar sempre no mesmo período para que você consiga ter uma constância na sua preparação.
  • Tenha um espaço reservado e silencioso para poder estudar. Se sua casa for muito movimentada e tiver muito ruído, tente estudar ouvindo música calmas e tranquilas, que não atrapalhem a sua concentração. Uma boa alternativa também é estudar em bibliotecas, que costumam ser bem silenciosas.
  • Tenha água e seu material de estudos perto de você. Isso evita que você tenha que fazer interrupções muito frequentes para buscar o que precisa para estudar.
  • Fique longe do celular e das redes sociais. Se possível, deixe seu celular em outro cômodo e evite fazer pausas frequentes para “dar só uma olhadinha”. Atualmente, existem inclusive aplicativos de concentração que você pode instalar no aparelho para contornar a tentação de mexer nas redes sociais durante seu horário de estudo.
  • Faça pausas! Muita gente acha que estudar é ficar concentrado por 6h, 8h, 10h por dia... Até pode ser verdade para alguns, mas nem todo mundo tem todas essas horas à disposição. Por isso, se você vai fazer a prova de inglês IELTS ou qualquer outro teste, se organize para fazer pausas e otimizar seu tempo ao redor dos estudos. As vezes, vale mais a pena estudar bem por duas horas do que estudar desconcentrado por maiores períodos de tempo.
  • Mantenha uma boa alimentação, faça exercícios físicos e tente dormir bem! Apesar de não estarem diretamente relacionado com seus estudos, cuidar desses outros aspectos do seu dia a dia pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.
  • Lembre-se: assim como você, várias outras pessoas estão estudando naquele mesmo momento. Foque naquilo que você quer aprender e no seu objetivo final ao obter seu resultado do IELTS. Isso vai te ajudar a se manter motivado e a seguir com sua meta até o final.

As etapas do IELTS

A seguir, confira dicas para ir bem em cada uma das etapas do IELTS:

LISTENING

●      Esteja preparado para ouvir atentamente os áudios.

●      Antes de iniciar a gravação, leia as perguntas: isso o ajudará a identificar as informações certas que foram solicitadas, enquanto você ainda ouve as indicações.

●      Se você for fazer a prova IELTS no papel, nesta etapa, você pode escrever em letas maiúsculas para garantir que sua escrita será compreendida pelo avaliador.

●      Mesmo se você achar que perdeu uma resposta ou que não entendeu algo, mantenha o foco. Vá em frente e responda à próxima pergunta. Não fique chateado ou frustrado, porque isso pode prejudicar seu resultado na hora de responder a outras perguntas.

●      Siga sempre as instruções. Se o enunciado indica para não escrever mais do que três palavras, não escreva mais do que três palavras. Isso pode acabar prejudicando seu resultado.

READING

●      Familiarize-se com o formato! Não subestime a dificuldade desta etapa só porque você lê muito e acha que não precisa se preparar para ela. Para obter o certificado do IELTS, é necessário não apenas saber como é feito o teste, mas realmente conhecer bem sua estrutura.

●      Tente fazer simulados da etapa de Reading e estude os tipos de questões mais comuns para ver como você se sai ao responder perguntas naquele modelo;

●      Para quem não está acostumado a ler em inglês, o Reading pode ser um grande desafio. Por isso, tente incorporar a leitura de textos em inglês à sua rotina, antes de fazer o IELTS. Você pode, por exemplo, ler um jornal ou uma revista eletrônica em inglês, seguir contas de celebridades que postam em inglês ou mesmo ler seu livro favorito, mas em língua inglesa. Com isso, você cada vez mais vai se acostumar com a língua na sua forma escrita e não vai estranhar tanto ou mesmo sofrer na hora de fazer a prova de inglês.

WRITING

●      O Writing é dividido em 2 Tasks, tanto na prova IELTS no computador, quanto no IELTS no papel.

●      A Task 1 do IELTS Academic envolve a interpretação dos dados de um gráfico ou tabela, por isso, aprender vocabulário usado nesses assuntos é uma boa. Cheque termos como "increase", "decrease, "rise", "fall", "decline" e mais.

●      Você pode fazer os Tasks na ordem que preferir, mas nossos Examinadores do IELTS recomendam fazer primeiro a tarefa na qual você tem mais facilidade, isso te ajuda a gerenciar melhor o tempo!

●      A etapa de Writing do IELTS tem duração de 1 hora.

SPEAKING

●      No Speaking do IELTS, é importante demonstrar que você consegue se comunicar bem em inglês, por isso, fale frases completas e teça comentários sobre os assuntos que são perguntados. Se o examinador te pergunta, por exemplo, qual seu filme favorito, além de falar o título, vale mencionar o nome de alguns dos atores que estão lá, resumir um pouco da história e dar mais detalhes sobre o porque você gosta daquele filme. Fale o máximo que puder, para que o examinador possa ter bases para te avaliar.

●      Se não tiver algo para contar, você pode inventar! Só lembre-se de falar bastante para permitir uma boa avaliação.

●      O Speaking do IELTS é feito diretamente com uma pessoa real, um Examinador do British Council. Assim, você fica mais confortável para demonstrar seus conhecimentos. Se gaguejar, por exemplo, você pode ir com calma e retomar sua fala para que ele possa te entender.

●      Para treinar para o Speaking, uma boa dica é gravar a si mesmo falando em voz alta ou mesmo lendo um texto em inglês. Assim, ao ouvir a gravação, você consegue identificar melhor onde está errando e o que pode ser melhorado.

●      O Speaking leva entre 11 e 14 minutos para ser completado.

British Council e IELTS: juntos com você

Antes, durante ou depois da prova, lembre-se sempre de uma coisa importante: o British Council está aqui para te ajudar e te apoiar na sua caminhada até o sucesso.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, nossa equipe de atendimento ao cliente e de especialistas no IELTS fica à disposição sempre!

Use e aproveite ao máximo os nossos recursos preparatórios gratuitos para chegar na prova com a calma e a confiança de quem sabe que vai arrasar.

E... Bom IELTS para você!

 

Inscreva-se no IELTS Brasil