Prepare-se para o dia do teste

Para obter o resultado que você deseja no IELTS, é preciso se preparar para o exame com antecedência. Estude o máximo que puder, mas também se certifique de saber o que o espera no dia do exame. Organizamos algumas dicas para ajudar você a ser bem-sucedido: 

Dicas de Sucesso

  • Certifique-se de que você conhece o formato do exame a fim de evitar surpresas no dia da prova.
  • Pratique com exemplos e verifique os critérios de avaliação utilizados no IELTS.
  • Grave a si mesmo falando inglês ou fazendo os exames práticos de Speaking do IELTS. Então ouça para verificar quando você hesita, quando repete palavras, quando comete erros gramaticais e quando talvez esteja falando rápido demais – esses são os quatro aspectos essenciais do exame de Speaking. 
  • Sublinhe as palavras-chave das questões durante os exames de Listening, Reading e Writing: certifique-se de que você sabe exatamente o que precisa ser incluído em sua resposta. Elabore também um plano para suas respostas no exame de Writing antes de começar. 
  • Aprenda e identifique sinônimos (palavras diferentes com o mesmo significado). Nos exames de Listening e Reading, você com frequência notará uma palavra-chave na questão, e então verá/ouvirá uma palavra diferente com o mesmo significado no texto – você precisa fazer essas conexões. O uso de sinônimos também é útil nos exames de Speaking e Writing para mostrar a riqueza do seu vocabulário. 
  • Verifique suas respostas com cuidado nas seções de Listening e Reading. Certifique-se de ter seguido as instruções, do contrário você poderá perder pontos. 
  • Descanse bem na noite anterior ao exame e chegue ao local do exame com bastante antecedência. Chegar tarde não o ajudará a dar o melhor de si. 

Para mais conselhos e informações, leia nossas orientações para o dia do exame (IELTS test day advice) e baixe o IELTS Information for Candidates brochure (brochura informativa sobre o IELTS para candidatos).