Biometria é usada na identificação dos candidatos ao IELTS

Veja abaixo as perguntas mais frequentes no dia do exame

Qual horário devo chegar ao local de prova e qual a duração do exame?

A etapa Written do IELTS (Listening, Reading e Writing) tem início às 13h00 impreterivelmente, com duração aproximada de 3 horas a 3 horas e meia. Verifique em sua carta de confirmação encaminhada por e-mail qual o horário e dia agendado para sua entrevista de Speaking. Essa etapa da prova tem duração de 15 a 20 minutos.

Recomendamos que você chegue com meia hora de antecedência ao local da prova para ambas as etapas. Em caso de atraso, não será permitida a entrada do candidato no local de prova. 

O que devo levar no dia da prova?

No dia da prova, você deverá levar exatamente o mesmo documento original cadastrado no ato da inscrição (RG/RNE ou passaporte válido, de acordo com o cadastrado) e materiais como lápis, borracha e apontador. Você também será autorizado a levar uma garrafa de água, desde que transparente e sem rótulo. Nenhum outro item será permitido dentro da sala de prova. Não há necessidade de levar comprovação impressa de sua inscrição. Outros detalhes sobre o que levar no dia de seu teste serão encaminhados por e-mail juntamente com sua carta de confirmação.

Haverá algum local seguro onde poderei guardar meus pertences durante o exame?

Disponibilizaremos sistema de guarda-material para que você possa guardar os demais pertences que tenha eventualmente levado ao local de prova (bolsas, carteiras, celulares, chaves, mochilas, etc.). Absolutamente nenhum item pessoal, aparelho eletrônico (celular, MP3, relógio, tablet, etc.) ou comida serão permitidos dentro da sala de prova. Qualquer candidato que estiver em posse desses materiais dentro da sala de prova será desqualificado. O British Council não assume responsabilidade pelos itens levados no dia do exame, portanto recomendamos que não leve nenhum item de valor ao local do teste.

Estou atrasado para a prova. E agora?

Os candidatos que chegarem atrasados ao local de prova não terão a entrada permitida e não poderão realizar o exame. Nesse caso, não será possível solicitar reagendamento de data, cancelamento ou reembolso da taxa paga.

Faltei no dia de meu exame. O que posso fazer?

No caso de não comparecimento ao exame, somente serão reembolsados (reembolso parcial da taxa) os candidatos que apresentarem por e-mail justificativa médica de doença grave e/ou contagiosa. Nenhum outro caso de não comparecimento será reembolsado. Se esse for o seu caso, acesse https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/duvidas/atestado-medico para mais informações.

Perdi minha entrevista de Speaking, e agora?

Caso você não tenha comparecido ao seu horário agendado para a entrevista oral, você não poderá reagendá-lo e não poderá participar do restante da prova (etapas escritas). Nesse caso, não será possível solicitar reagendamento de data, cancelamento ou reembolso da taxa paga.

Eu trouxe um documento incorreto no dia do exame, o que devo fazer?

Caso não esteja em posse do documento original cadastrado no ato da inscrição (RG/RNE ou passaporte válido), você não poderá realizar seu exame e não poderá solicitar reagendamento de data, cancelamento ou reembolso da taxa paga.

Perdi meu documento de identidade ou não poderei apresentar o documento original cadastrado no dia da prova. O que posso fazer?

Você somente poderá realizar o teste apresentando no dia da prova o documento original cadastrado na inscrição. Não aceitaremos nenhum outro documento além do documento cadastrado.

Caso tenha perdido seu documento de identidade ou não possa apresentar o documento original cadastrado no dia de sua prova, você deverá entrar em contato conosco por e-mail ielts@britishcouncil.org.br e encaminhar cópia de um documento alternativo que você possa apresentar no dia (RG/RNE ou passaporte válido). Você somente poderá alterar o documento cadastrado em até 2 dias antes da data do teste.

Caso tenha renovado o passaporte cadastrado na inscrição antes da data da prova, você deverá nos encaminhar por e-mail uma cópia do novo passaporte com no mínimo 2 dias de antecedência ao teste a fim de que possamos realizar as devidas mudanças no sistema em tempo hábil. No dia do exame, você não poderá apresentar seu passaporte novo caso não tenha comunicado a alteração ao British Council com antecedência e não aceitaremos a apresentação do passaporte antigo, por se tratar de documento já invalidado; nesse caso, você será impedido de realizar ao exame e não poderá solicitar reembolso da taxa ou reagendamento da prova. 

O que devo esperar no dia da prova?

No dia do teste serão coletados dados biométricos (finger scan) e fotos de todos os candidatos. Os dados biométricos serão solicitados toda vez que o candidato se ausentar e retornar à sala de prova.