O IELTS (International English Language Testing System) é um teste de proficiência em língua inglesa, reconhecido no mundo todo por ser o teste mais confiável para medir a capacidade de um candidato comunicar-se em inglês. É o exame de entrada exigido por todas as instituições de ensino do Reino Unido e pela grande maioria das instituições na Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, também eleito pelos departamentos de imigração desses locais como requisito indispensável em seus processos de concessão de vistos para imigração. O IELTS é uma propriedade conjunta do British Council, IDP: IELTS Australia e Cambridge English Language Assessment e é aplicado em mais de 140 países.

O IELTS abrange as 4 habilidades de comunicação presentes nas situações da vida profissional e acadêmica dos candidatos:

  • Listening (interpretação oral)
  • Reading (leitura)
  • Writing (redação)
  • Speaking (conversação)

A etapa escrita da prova (Written Part), que engloba as habilidades Listening, Writing e Reading será conduzida na data oficial, às 13h00, com duração de 3 horas a 3 horas e meia.

A etapa oral da prova (Speaking Interview) é agendada diretamente pelo British Council e pode ocorrer no prazo de até 1 semana antes a até 1 semana depois da data oficial (inclusive em dias úteis e durante horário comercial), com duração de 15 a 20 minutos. A entrevista oral (Speaking Interview) é realizada individualmente com um de nossos examinadores;

Os candidatos recebem os detalhes de agendamento da prova (datas e horários das etapas escritas e oral, endereço e demais instruções) por e-mail em até proximadamente 10 dias antes da data oficial do exame. É importante guardar a mensagem encaminhada, pois ela contém informações úteis para que você acesse seus resultados após o teste.

Assista ao vídeo acima para saber como é cada etapa da prova.

As diferentes versões do IELTS

Existem versões diferentes do IELTS .É de inteira responsabilidade do candidato checar essa informação junto à universidade ou instituição que solicita o exame antes de fazer a inscrição online, uma vez que o British Council não se responsabiliza por inscrições realizadas na versão incorreta. As principais versões são:

Academic
A versão Academic do exame é geralmente recomendada aos candidatos que pretendem estudar em instituições estrangeiras, nos níveis de graduação ou pós-graduação; essa versão testa a linguagem formal requerida por propósitos acadêmicos. 

General Training
A versão General Training é normalmente exigida aos candidatos que estão em processo de visto de imigração ou trabalho.

UKVI
Se você necessita do IELTS para solicitar um visto junto ao Departamento de Vistos e Imigração do Reino Unido (UKVI), você deve fazer uma das versões do  IELTS for UKVI.

Os resultados da prova

O IELTS não aprova ou reprova. O teste apresenta, numa escala de 1 a 9, o desempenho em cada uma das 4 habilidades e também fornece uma média geral, classificando cada candidato desde “não usuário da língua” até “totalmente proficiente”. O IELTS provê uma avaliação precisa do nível de proficiência de seus candidatos, tornando possível identificar pontos fortes e fracos de cada um.  Para saber, visite nossa página sobre resultados.

Links externos