No ano de 2015, o Governo Britânico anunciou alterações importantes nos testes de inglês requeridos para propósitos de vistos e imigração ao Reino Unido (Secure English Language Tests - SELTs). Desde abril de 2015, são oferecidas duas novas formatações do exame IELTS: IELTS for UKVI, oferecido nas modalidades Academic e General Training, e IELTS Life Skills, oferecido nos níveis A1 e B1. No Brasil, essas duas novas formatações do exame podem ser realizadas somente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O novo IELTS Life Skills é o exame indicado para candidatos que necessitam provar somente as habilidades Speaking e Listening nos níveis A1 ou B1 do Quadro Comum Europeu (Common European Framework of Reference - CEFR), enquanto o IELTS for UKVI servirá ao propósito dos demais vistos e testará as habilidades Reading, Writing, Listening e Speaking em língua inglesa. Para mais informações a respeito das especificações de cada uma dessas novas formatações do exame, orientamos que acesse nosso portal global http://takeielts.britishcouncil.org/ielts-ukvi. 

Para registrar-se no IELTS for UKVI ou IELTS Life Skills acesse https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts-uk-visa-immigration e selecione "Inscreva-se hoje". É de inteira responsabilidade do candidato registrar-se para a formatação correta do exame.

Veja abaixo quais são as principais diferenças entre o SELT IELTS e o IELTS que você já conhece

 

Registro online e locais de prova

Acesse https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts-uk-visa-immigration e selecione a opção Inscreva-se hoje; você será redirecionado ao portal global de inscrições e poderá escolher data, cidade e módulo de preferência. Leia atentamente todas as instruções disponíveis no site antes de iniciar seu registro.

Somente é possível realizar as formatações de SELT IELTS nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, de acordo com as especificações do governo britânico.

Faça sua inscrição online e aguarde para receber comprovação de pagamento. Após pagamento, nos encaminhe via e-mail uma cópia frente e verso do documento de identidade cadastrado na inscrição (somente RG/RNE ou passaporte válido serão aceitos). Você não precisará realizar o upload de nenhuma documentação no site. 

 

Notas, formato e módulos

Entre o IELTS regular e o IELTS for UKVI não há diferenças no formato do teste e nas questões. Na realidade, as provas são iguais - mesmo conteúdo, formato, nível de dificuldade, notas e etc. O IELTS for UKVI continua testando as quatro habilidades da língua inglesa e os módulos Academic e General Training permanecem. Você também receberá notas em uma escala de 1 a 9.

Para o IELTS Life Skills, o formato, notas e módulos são diferentes: você realizará sua prova em dupla com outro candidato e com o examinador, embora seu desempenho seja avaliado independente de sua dupla. O IELTS Life Skills avalia apenas as habilidades Speaking e Listening de língua inglesa. Você deverá optar entre as provas de nível A1 ou B1 do Quadro Comum Europeu (Common European Framework of Reference - CEFR) e não receberá notas de 1 a 9, mas antes uma das duas opções: pass ou fail (aprovado ou não aprovado). Um resultado fail significa que você não alcançou o nível exigido de inglês, portanto não poderá utilizar seu exame como parte de sua solicitação de visto ao Reino Unido. 

Envio dos detalhes de agendamento

Detalhes de agendamento do IELTS for UKVI serão encaminhados por e-mail de 10 a 15 dias antes da data oficial do teste. Detalhes do agendamento do IELTS Life Skills serão encaminhados por e-mail cerca de 5 a 7 antes da data oficial do teste. Não será possível confirmar as informações antes do envio das informações por e-mail.

Entrevista oral (Speaking Interview)

As mesmas regras da formatação regular do IELTS se aplicam ao IELTS for UKVI. Para o IELTS Life Skills, ambas as etapas do exame (Speaking e Listening) serão conduzidas na mesma data e horário. A duração total do IELTS Life Skills é de 16 a 22 minutos.

Certificado (Test Report Form)

As formatações SELT IELTS são designadas aos propósitos de vistos do Reino Unido e devem seguir certos requerimentos administrativos específicos do UK Visas and Immigration. Por isso, os Test Report Forms serão ligeiramente diferentes, para mostrar justamente que os candidatos realizaram o exame também para propósito de vistos. 

Liberação dos resultados

Os certificados do IELTS for UKVI serão postados via carta registrada ao endereço cadastrado no formulário de inscrição 13 dias corridos após a data do teste escrito. O prazo de entrega informado pelos Correios para esse tipo de remessa é de 7 a 15 dias úteis. Os certificados do IELTS Life Skills serão sempre postados na quarta-feira posterior à data do teste, também via carta registrada ao endereço cadastrado pelo candidato no ato da inscrição. O prazo de entrega informado pelos Correios para esse tipo de remessa é de 7 a 15 dias úteis.

As notas dos exames IELTS for UKVI e IELTS Life Skills não serão disponibilizadas online.

Revisão de notas

Aqui, a única diferença é na taxa a ser paga pelo candidato: £100,00 para IELTS for UKVI e £75,00 para IELTS Life Skills.  

Cancelamento e reembolso

Para cancelamento e reembolso da taxa do IELTS for UKVI, as solicitações devem ser realizadas por e-mail no prazo de até 20 dias corridos antes da data do exame; para o IELTS Life Skills, as solicitações devem ser realizadas por e-mail no prazo de até 10 dias corridos antes da data do exame.

No dia do teste: procedimentos de segurança

O SELT IELTS é um exame de alta segurança, portanto, além da coleta de dados biométricos e fotos dos candidatos, o teste inteiro será gravado em vídeo e áudio. 

No dia do teste: documento de identidade + cópia

Além de portar o documento original cadastrado no ato da inscrição, no dia de seu exame você deverá também levar uma cópia frente e verso colorida de seu documento (somente RG/RNE ou passaporte serão aceitos, de acordo com o cadastrado em sua inscrição).