Todos os anos, milhares de brasileiros decidem estudar no exterior. Em 2018, esse número bateu o recorde: 365 mil pessoas viajaram para estudar em outros países, de acordo com a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). Isso significa um aumento de mais de 20% em relação a 2017, mesmo em meio a uma crise econômica. Entre os destinos favoritos, o Reino Unido ocupa o 3o lugar.

Para se ter uma ideia, no ano letivo de 2017-2018, estudantes brasileiros estavam matriculados em 95 universidades espalhadas pelo território britânico, segundo dados da Agência de Estatísticas do Ensino Superior do Reino Unido (HESA, em inglês). 

Quem escolhe estudar no exterior geralmente está em busca de uma experiência internacional que combine excelência acadêmica, um impulso na carreira e crescimento pessoal. E o Reino Unido agrega todas essas qualidades. Por exemplo, um a cada cinco estudantes das universidades britânicas é estrangeiro, o que confere ao ambiente acadêmico uma grande diversidade e riqueza cultura (leia mais aqui).

Formado pela união política de quatro nações – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte –, o Reino Unido reúne tradição, modernidade e paisagens naturais de tirar o fôlego. Estudar na região possibilita conhecer lugares que certamente proporcionarão experiências inesquecíveis. Descubra roteiros para desfrutar durante seus estudos. 

A excelência acadêmica é um dos pontos fortes das universidades britânicas. São mais de 1.000 anos de tradição no ensino superior, com algumas das universidades mais antigas do mundo ainda em atividade. E as instituições não pararam no tempo! A região reúne 11 das 100 melhores universidades do globo de acordo com a Times Higher Education (THE) World University Rankings 2020, lançado neste mês.

Antenadas com as exigências e preocupações do mundo contemporâneo, as universidades britânicas oferecem formação de qualidade em áreas em alta no mercado mundial – como em empreendedorismo e na economia criativa. Tudo isso sem deixar os valores de lado: o Reino Unido é lar de 2 entre as 5 universidades que mais contribuem mundialmente para alcançar as metas de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com o THE University Impact Rankings 2019.

Para todos os gostos

Ficou curioso para conhecer as universidades britânicas de perto e começar a planejar desde já os seus estudos no Reino Unido? Participe da UK Universities Fair 2019 e escolha o curso que tem a sua cara. São diversos os tipos de programas que contemplam estudantes das mais variadas idades e níveis (veja aqui as modalidades de cursos oferecidos no Reino Unido).

O perfil do participantes da UK Universities Fair é bastante amplo e diverso – desde o(a) jovem que busca a sua primeira formação acadêmica até profissionais mais experientes que querem se aprimorar na pós-graduação ou por meio de cursos mais curtos e intensivos (summer courses em diversas áreas ou cursos de inglês, por exemplo).

As principais áreas de interesse e os cursos mais procurados são das humanidades, administração e negócios, engenharia e tecnologia e artes criativas e design.

Conheça as universidades participantes

De Montford University

Cidade:  Leicester, Inglaterra

Website: www.dmu.ac.uk

Data de fundação: 1992

Durham University International Study Centre

Cidade: Durham, Inglaterra

Website: www.durhamisc.com

Data de fundação: 1832

Goldsmiths University of London

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.gold.ac.uk

Data de fundação: 1891

Hult International Business School

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.hult.edu/en/locations/london

Data de fundação: 1964

Principais áreas: MBA, Marketing Internacional, Administração e Administração Internacional

Imperial College London

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.imperial.ac.uk

Data de fundação: 1907                

Principais áreas: Engenharia, Ciências Naturais, Medicina 

King's College London

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.kcl.ac.uk

Data de fundação: 1829

Liverpool John Moores University

Cidade: Liverpool, Inglaterra

Website: www.ljmu.ac.uk

Data de fundação: 1823

Regent's University London

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.regents.ac.uk

Data de fundação: 1984

Principais áreas:  Administração e Negócios; Moda e Design; Cinema, Mídia e Performance; Artes e Humanidades; Psicoterapia e Psicologia.

University College London

Cidade: Londres, Inglaterra

Website: www.ucl.ac.uk

Data de fundação: 1826

University of Birmingham

Cidade: Birmingham, Inglaterra

Website: www.birmingham.ac.uk

Data de fundação: 1825

UK Universities Fair 2019

Participe da UK Universities Fair 2019 nas cidades do Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro (quarta-feira), e em São Paulo, no dia 5 de outubro (sábado). A entrada é gratuita.