O British Council, a Presidência da República e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) lançaram uma nova chamada do programa Institutional Links com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

O que é o Institutional Links

O Institutional Links, operacionalizado pelo Newton Fund, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas em até dois anos. 

O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).

Chamada Institutional Links – Secretaria de Direitos Humanos – edital 2015

Esta chamada visa financiar uma parceria na área de Antropologia Forense entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior e/ou pesquisa. As propostas apresentadas devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento máximo de £ 220.000,00 (duzentos e vinte mil libras esterlinas).

Cada proposta deve ter um proponente principal do Brasil e outro proponente principal do Reino Unido. Qualquer dos proponentes principais pode submeter uma proposta conjunta no site do British Council. Ambas instituições dos proponentes principais devem ter capacidade de administrar a concessão.

O prazo para apresentação de propostas foi 28 de setembro de 2015 até 16:00 UK Time (meio-dia no horário de Brasília).

Requisitos de candidatura

Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão. O painel revisor será o responsável por confirmar ou não este critério.

Os proponentes devem estar filiados a instituições de ensino superior sem fins lucrativos, organizações de pesquisa sem fins lucrativos ou ao Catapult Centre (no caso do proponente principal britânico). Se tiver dúvidas quanto à elegibilidade de sua organização, entre em contato (em inglês) com UK-InstitutionalLinks@britishcouncil.org.br.

Orientações gerais para a candidatura

As propostas apresentadas devem conter:

  • Projeto de capacitação de pesquisadores e profissionais em Antropologia Forense associada à formação em direitos humanos, erradicação da violência de Estado e o fortalecimento da democracia;
  • Proposta para a realização de pesquisa e trabalhos em Antropologia Forense visando ao esclarecimento de casos de graves violações de direitos humanos, sobretudo de desaparecimento forçado e de ocultação de cadáveres, assim como de crimes associados, tais como tortura, execuções e prisões extrajudiciais, como forma de combate à violência de Estado do passado ditatorial e do presente;
  • Em menor escala (até 30% dos esforços e recursos), a criação de um periódico científico especializado; a promoção da produção científica e outros canais de comunicação para colaboração bilateral nessa área, incluindo pesquisas de graduação e pós-graduação.

Proponentes principais são encorajados a incluir em suas propostas parceiros associados afiliados a:

  • Outros estabelecimentos de pesquisa ou ensino superior;
  • Technology transfer offices (centros de transferência de tecnologia);
  • Organizações sem fins lucrativos (incluindo organizações não governamentais – ONGs).

As atividades sugeridas para a colaboração incluem:

  • Realizar pesquisas preliminares e ante-mortem visando ao desenvolvimento profissional de indivíduos, assim como contribuir na localização de desaparecidos;
  • Promover e produzir workshops e um congresso bilateral no tema; 
  • Elaborar relatórios sobre as necessidades técnicas, logísticas e operacionais de cada uma das atividades de busca e identificação para serem usados como referência por outros profissionais forenses brasileiros;
  • Coordenar e atuar em todas as atividades envolvendo a localização de desaparecidos; 
  • Desenvolver e publicar documentação e pesquisas visando ao fortalecimento da área no Brasil e produzir uma série de ferramentas que ajudarão garantir o direito à verdade e à memória;
  • Participar de reuniões com movimentos sociais, movimentos de familiares de desaparecidos e organizações da sociedade civil atuantes no âmbito dos direitos humanos visando à inserção desses diferentes atores no processo localização e identificação de desaparecidos.

Outras diretrizes específicas:

  • Proponentes selecionados trabalharão com um grupo de especialistas que será contratado pela SDH/PR para contribuir diretamente com o projeto e seus objetivos gerais, tais quais o desenvolvimento profissional. As duas instituições principais e a SDH/PR formarão o comitê gestor do projeto para organizar os pesquisadores e trabalhar frente aos objetivos do projeto, produzindo resultados como um todo. Proponentes devem, portanto, fazer uso dos recursos disponibilizados pela SDH/PR.
  • Parceiros associados podem participar da chamada em adição às duas instituições principais.

Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido

A International Unit ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Institutional Links – Brazil call".

Prazo para entrega de propostas

Esta chamada permaneceu aberta até o meio-dia (horário de Brasília) do dia 28 de setembro de 2015 (16 horas no horário do Reino Unido) e está encerrada.

Dúvidas

Entre em contato (em inglês) pelo email UK-InstitutionalLinks@britishcouncil.org.br