Mulher escreve em flipchart. British Council/Mat Wright

O que é o Institutional Skills

O Institutional Skills tem como objetivo apoiar projetos relacionados ao treinamento, capacitação e/ou engajamento comunitário de funcionários e/ou colaboradores de instituições brasileiras que atuem nas seguintes áreas:

  • Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade e baixo impacto ambiental;
  • Ciências sociais para desenvolvimento econômico;
  • Clima e meio ambiente – incluindo mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos, uso sustentável da biodiversidade e valorização do conhecimento tradicional popular;
  • Doenças infecciosas negligenciadas; 
  • Economia inclusiva – incluindo empoderamento feminino, economia solidária, economia de floresta, fomento ao empreendedorismo, economia criativa e da cultura, com foco em territórios vulneráveis;
  • Ensino de disciplinas relacionadas às Ciências e Matemática na Educação Básica (STEM – Science, Technology, Engineering, and Mathematics), incluindo a popularização das ciências, engajamento comunitário e o ensino fora da escola, com novas metodologias;
  • Transformações Urbanas – incluindo direitos humanos, enfrentamento da violência, moradia, mobilidade, acesso à agua, imigração, inclusão social e redução de desigualdades. 

O projeto proposto pode contemplar a participação de várias instituições parceiras (brasileiras e britânicas), desde que a organização proponente seja líder do processo e responsável pela gestão de todos os parceiros. A proposta deve contemplar parceria com pelo menos uma organização (ou especialista) no Reino Unido. (Exemplos de potenciais parceiros: universidades, organizações sem fins lucrativos, centros de pesquisa, consultores etc.) Os parceiros britânicos devem desempenhar um papel central na concepção e execução do programa.

Propostas selecionadas

O British Council agradece a todas as instituições brasileiras e britânicas que empenharam esforços na produção de propostas para esta chamada. 

O processo de seleção envolveu uma rigorosa análise acadêmica, metodológica e de critérios para o desenvolvimento, avaliando clareza das propostas, relevância e coerência das atividades para responder às principais questões das áreas de intervenção indicadas. Um painel de avaliação externo ao British Council, composto por pesquisadores de alto nível oriundos das áreas temáticas desta chamada, realizou a avaliação de conteúdo das propostas. As checagens dos critérios formais de elegibilidade e do critério de Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA) foram realizadas no Brasil e no Reino Unido. 

O British Council agradece especialmente à Unesp, através de sua Assessoria de Relações Exteriores e das Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa, pela parceria e pela coordenação dos painéis externos de avaliação. 

Lista de Propostas Selecionadas

Título da Proposta Instituição Proponente no Brasil Instituição Parceira no Reino Unido
Learning in Nature: developing an environment of enquiry - Bahia, Brazil
RedSOLARE Brasil (BA) Sightlines Initiative
Training in Audience and Visitor Research Methodologies: developing a socially responsible museum Museu do Samba (RJ) Research Centre for Museums and Galleries (RCMG), University of Leicester
Project the Solidarity Economy in South of Brazil Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP (RS, SC, PR) Christian Aid
Training Program for Public and Social Agents of the Areas of Education, Health and Social Development for Action in Vulnerable Areas, in the City of Rio de Janeiro Associação Cidade Escola Aprendiz (RJ) London School of Economics
Mobilising the Value of Biocultural Collections in Brazil  Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ, AM) Royal Botanic Gardens, Kew
Strengthening Skills for Fairer Cities Associação Habitat para a Humanidade (PE) Action Aid UK
School of Artisans Instituto Asta (RJ) The International Exchange – TIE
Learning Program for Technological Transfer in Vulnerable Communities in the Brazilian semi-arid  Sebrae Bahia (BA) Aberystwyth University
City Visionaries: improving social entrepreneurship and design skills in NGO operating in Brazilian slums TransLAB – Instituto de Pesquisa em Inovação Social (RS) Brunel University London
Critical Stakeholder Training on Assessing the Potential for Solidary Selective Collection and Inclusive Recycling of Solid Waste Instituto SUSTENTAR (MG) University of Leeds
FA.VELA Resiliente Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela – FA.VELA (MG) University of Cambridge
Women's Economic Empowerment  World Vision (RJ) Kingston University
Sowings of Harvesting Rights Cambuci and Açai  Brazilian Institute of Studies and Community Support (SP) School for Social Entrepreneurs – SSE
Environmental and Territorial Management in Indigenous Lands Among the Guarani People in the South and Southeast of Brazil Centro de Trabalho Indigenista (SP, ES, RJ, PR, SC, RS) University College London
Developing Business Skills for a Thriving Inclusive Economy and Forest Conservation in the Amazon  Fundação Amazonas Sustentável (AM) Global Canopy Programme – GCP
The Use of Museums Scientific Collections for Teaching Evolution and Understanding of Environmental Changes from the Ecomuseological Perspective Museu de Ciências e Tecnologia, PUC-RS (RS) Tyne & Wear Archives & Museums
Made in Sampa: accelerating creative and cultural business from vulnerable regions of São Paulo  AdeSampa (SP) Loughborough University
Business for Equity: engagement and capacity building Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (SP) Institute for Human Rights and Business – IHRB

Contratos serão negociados e assinados até o fim de março de 2016. A assinatura do contrato está sujeita à confirmação do cofinanciamento do proponente. Os projetos devem começar no início de abril de 2016 e serem encerrados até 1º de março de 2017.