Três mulheres negras estão sentadas lado a lado e sorrindo. A foto foi tirada de perfil, e está focada na segunda.

Diversidade e Inclusão na Ciência

Sob a linha de Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o programa de Bolsas de Estudos de Mestrado para Grupos Sub-Representados na Ciência no Brasil busca alavancar a participação de tais grupos nas áreas da ciência, bem como apoiar o ambiente científico e de inovação no país.

O objetivo desta chamada é a promoção de um programa de mestrado no Reino Unido, como uma experiência abrangente para fortalecer a participação de grupos sub-representados nas áreas de ciência e inovação no Brasil, como mulheres de minorias étnicas, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas.

Os parceiros cofinanciadores nesta iniciativa são as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados brasileiros de Goiás (FAPEG), Paraíba (FAPESQ/PB) e Bahia (FAPESB).

Chamada encerrada.

Bolsistas selecionados

É com grande satisfação que anunciamos os candidatos contemplados nesta chamada:

Nome Estado Área de estudo
Ana Claudia de Melo Goncalves PB   Biology
Attyla Fellipe Sousa Lino  GO  Engineering
Ayanda Dantas Silva   GO Pharmacy
Cristina Camargo Pereira GO Nutrition
Douglas Xavier  PB  IT/ Business Technology
Isabelle Cristine da Costa GO Biotechnology
Jéssica Vieira Teixeira   GO Biology
Kivia Vieira   BA Geology
Lorena Cordeiro Lopes   GO Biology
Tamiles Silva  BA  Nutrition

Lista de espera:

Nome Estado Área de estudo
Amanda Deus GO Social Communication
Diego Bonfim BA Medicine
Enoe Isabela Baía de Moraes GO Psychology
Maria das Neves Jardim de Deus GO Linguistics
Liliane Silva PB Psychology

Agradecemos a todos os interessados neste programa. Acompanhe nosso site e assine nossa newsletter para ser informado a respeito de novas oportunidades.

Sobre o programa

O programa ocorrerá nas seguintes fases: 

  1. Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
  2. Curso de inglês de verão no Reino Unido.
  3. Mestrado (integral) no Reino Unido, em uma das universidades parceiras do programa.
  4. Atividades de disseminação de impacto – os(as) beneficiários(as) deverão desenvolver e participar em ações de disseminação, compartilhando suas conclusões acadêmicas e experiência pessoal no Reino Unido, incluindo ações em cascata e mentoring.

Consulte o cronograma de datas previsto no edital, disponível para download no final desta página.

Note que este programa poderá ser minimamente revisto de modo a se adequar ao calendário acadêmico britânico.

Informações sobre esta chamada

Orientações para candidatura

AS INSCRIÇÕES PARA ESTA CHAMADA ESTÃO ENCERRADAS.

O prazo para apresentação das candidaturas encerrou-se em 19 de fevereiro de 2017, às 18 horas (horário de Brasília). 

Todo o formulário de inscrição deverá ser preenchido em inglês. Apenas uma candidatura por pessoa será considerada. 

Na área de downloads ao final desta página, é possível baixar uma cópia em word do formulário completo. Observe, contudo, que apenas os formulários enviados pela ferramenta online serão considerados; não aceitamos candidaturas por e-mail ou outros meios. Candidaturas enviadas fora do prazo ou com formulário incompleto também serão desconsideradas.

TESTE ONLINE DE NIVELAMENTO DE INGLÊS

Candidatos(as) considerados(as) elegíveis deverão fazer um teste online de nivelamento de inglês (Online Placement Test - OPT) como complemento de sua candidatura. O envio dos dados para acesso ao OPT será feito entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2017, após o encerramento da chamada.

O formulário de inscrição pede um e-mail principal e um e-mail alternativo, pois, caso haja falha do envio do acesso ao OPT para o primeiro e-mail, enviaremos no e-mail alternativo. O teste tem duração de 40 minutos e é necessário ter acesso à internet e áudio.

ENTREVISTA INDIVIDUAL

Candidatos(as) que forem classificados(as) na primeira etapa do processo (avaliação da candidatura online) serão chamados(as) para uma entrevista individual presencial, que será realizada entre os dias 13 e 17 de março de 2017 na sede da FAP de seu respectivo estado. Essa entrevista é a última etapa do processo seletivo.

Candidatos elegíveis

Os(as) candidatos(as) elegíveis são graduados(as) até dezembro de 2016 em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia, com planos de continuar seus estudos/carreira acadêmica por meio de um mestrado na área de ciência, inovação e tecnologia. A oportunidade está aberta a candidatos(as) de grupos sub-representados na ciência, com um excelente histórico acadêmico.

Encorajamos especialmente candidaturas de minorias étnicas e/ou mulheres graduadas/pesquisadoras comprometidas com objetivos de Igualdade, Diversidade e Inclusão dentro do seu contexto local.

Áreas de mestrado elegíveis

Todas as áreas de ciência, tecnologia e pesquisa são elegíveis dado que comprovem sua intenção de contribuição ao ambiente cientifico brasileiro na proposta. O tema de Diversidade e Inclusão na Ciência é elegível dado que comprove sua potencial contribuição ao ambiente científico brasileiro.

Lembramos que o curso de Mestrado será ministrado em inglês.

Financiamento

O financiamento para cada bolsa é de £ 40.000 (quarenta mil libras esterlinas). Por favor, note que esta é uma contribuição para os custos totais da atividade, que podem variar entre beneficiários(as).

O valor da bolsa custeará os seguintes itens:

  • Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
  • Taxa do exame IELTS.
  • Tradução juramentada  de documentos para candidatura universitária no Reino Unido.
  • Taxas de vistos.
  • Voo internacional.
  • Custo de vida para o período de 15 meses.
  • Curso de inglês de verão no Reino Unido.
  • Taxa de matrícula na universidade britânica (tuition fee).

Nível de inglês e teste de proficiência

Uma vez que o Mestrado será realizado em língua inglesa, o requerimento exige proficiência mínima A2 no limiar com B1 neste idioma, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas

Na etapa de submissão de candidatura, é necessário apresentar alguma evidência que comprove o nível declarado pelo candidato, independentemente de qual seja. Serão aceitos, além de exames de proficiência (IELTS, Aptis, TOEFL, Cambridge, TOEIC etc.), certificados de conclusão de curso em instituições de ensino do idioma.

Caso o candidato possua um teste de proficiência em inglês fora de validade, este poderá ser usado como prova de seu nível de inglês no momento da inscrição nesta chamada, porém não o isenta de fazer o IELTS no momento da candidatura à universidade britânica, como descrito no item 2 do edital deste programa.

Online Placement Test

Todos os candidatos considerados elegíveis terão que realizar um teste online de nível de inglês (online placement test ou OPT).

O envio do teste OPT (Online Placement Test) será feito entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2017, após o encerramento da chamada. O formulário de inscrição pede um e-mail principal e um e-mail alternativo, pois caso haja falha do envio para o primeiro e-mail, enviaremos ao e-mail alternativo. O teste OPT será enviado para os endereços de e-mail escrito no formulário de candidatura. O teste dura cerca de 40 minutos, e é necessário ter: acesso à internet e áudio.

Candidatos(as) que não atingirem a nota mínima ‘’A2 no limiar com B1’’ não continuarão no processo seletivo do programa.

Carta de interesse (personal statement)

A carta deve ter no mínimo 500 e no máximo 1.000 palavras, cerca de 2 páginas. Ela deverá ser escrita inteiramente em inglês e incluir os seguintes pontos:

  • Qual é a relação entre a área de pesquisa de interesse e os seus futuros planos de empregabilidade no setor de ciência, inovação e tecnologia em pesquisa no âmbito do desenvolvimento socioeconômico no Brasil?
  • Como o programa contribuirá para seus futuros planos de carreira em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação no Brasil?
  • Que impacto e contribuição a outras pessoas de grupos sub-representados resultará da sua participação no programa? (Este ponto deve incluir ações que vão além da sua carreira pessoal e reflexões sobre seu contexto local / regional)
  • Como sua trajetória acadêmica e profissional se alinha aos seus objetivos profissionais e sociais?

Currículo

O candidato pode apresentar seu currículo profissional e/ou seu currículo lattes no campo “Curriculum Vitae of the Applicant” requerido no edital. Ambos são elegíveis.

Cartas de referência

Para a carta de referência acadêmica, serão aceitas referências de professores, pesquisadores e acadêmicos que tenham trabalhado diretamente com o(a) candidato(a). Elas devem ser digitalizadas e conter a assinatura do referenciador.

As cartas de referência podem ser escritas em português para a candidatura ao nosso edital, porém no momento da candidatura à universidade britânica, caso o(a) candidato(a) seja selecionado(a) como bolsista, elas deverão ser traduzidas para o inglês.

Não existe um modelo padrão para as Cartas de referência, entretanto, é importante considerar os seguintes pontos ao solicitar a carta ao seu contato de referência:

  • Posição atualmente ocupada pelo cargo de referência.
  • Relação do contato de referência com o(a) candidato(a), instituição onde houve trabalho conjunto.
  • Período onde a relação acadêmica foi estabelecida.
  • Motivos pelos quais seu contato de referência o recomenda ao programa.

Critério de raça

Pessoas de minorias étnicas, pretos, pardos ou indígenas e preferencialmente mulheres serão considerados elegíveis.

Perguntas frequentes

A data da minha graduação é após Dezembro 2016. Posso me candidatar?

Somente candidatos(as) que tenham concluído a graduação até Dezembro/2016 serão considerados(as) elegíveis.

Sou graduado em um estado que não é Goiás, Paraíba ou Bahia. Posso me candidatar?

Não. Candidatos que não tenham se formado nos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia não são elegíveis para a bolsa.

Já possuo mestrado. Posso me candidatar?

Sim, o requerimento mínimo é o nível de graduação, entretanto candidatos(as) que já possuam mestrado também são elegíveis.

Onde serão feitas as entrevistas presenciais?

As entrevistas serão agendadas e realizadas nas capitais dos estados referidos.

Caso eu perca algum prazo de inscrição ou envio de documentos, como devo proceder?

Candidatos(as) que não cumprirem os prazos de inscrição e envio de documentos estarão automaticamente desclassificados(as).

Uma vez selecionado(a) no processo da chamada no Brasil, terei de passar por outras avaliações?

Uma vez selecionado(a) pelo programa, após o período dos cursos de inglês, o(a) candidato(a) deverá atingir a nota mínima necessária no exame IELTS, ou similar, para pleitear à candidatura à universidade britânica. A seleção pelo British Council e os parceiros no Brasil não implicam na aceitação do(a) candidato(a) na universidade britânica.

Quais são as universidades no Reino Unido em que posso me matricular?

As universidades parceiras do programa serão informadas às(aos) candidatas(os) que forem selecionadas(os).

Poderei me matricular em outro programa de estudo ou trabalhar durante o período do mestrado no Reino Unido?

Candidatos(as) selecionados(as) para o programa deverão dedicar tempo integral ao Mestrado. Não é permitida a matrícula em outra instituição/programa de estudo, tampouco em empregos formais.

Candidatos com filhos têm algum impedimento?

Não há impedimentos para candidatos(as) que tenham filhos. Contudo, ressaltamos que o valor da bolsa é fixo e não sofrerá qualquer alteração caso o(a) candidato(a) tenha ou não filhos.

É necessário comprovar vínculo empregatício?

Não é necessário vínculo empregatício, porém evidências de planos de carreira em ciência e contribuições para a pesquisa no Brasil são desejáveis.

Quando será o próximo edital?

Até o momento não podemos confirmar a realização de outros editais nos próximos anos.

Para mais detalhes, veja o edital desta chamada, disponível na área de downloads no final desta página. Outras questões sobre o programa podem ser encaminhadas para o e-mail newton@britishcouncil.org.br.