O Researcher Connect é um curso com duração de 3 dias composto por de módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver habilidades em comunicação na língua inglesa para que sejam utilizadas em contextos científicos internacionais e multiculturais. 

Esta chamada tem por finalidade selecionar instituições de ensino superior em 16 estados para sediarem o Researcher Connect. Os estados contemplados são: Alagoas, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

Os cursos devem ser realizados no Brasil de 1º de julho de 2015 a 1º de março de 2016 (conforme calendário por estado, disponível no edital). Os instrutores e materiais do curso serão fornecidos pelo British Council.

Cada edição do curso deve capacitar 20 pesquisadores. As instituições podem optar por duas opções de curso: para participantes menos proficientes em inglês ou para participantes com nível B2*  ou acima, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

Melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição e departamentos onde as pesquisas são desenvolvidas e na sociedade como um todo, através do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. 

Para mais informações, faça o download do edital, disponível em português e em inglês no final desta página.

Informações e Requisitos para a Candidatura

  •  O candidato será referido como coordenador do curso
  • Perfil: Os coordenadores do curso devem ser pesquisadores em tempo integral ou professores indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, chefe de departamentos ou de programas de pós graduação de uma instituição de ensino ou pesquisa filiada a uma das FAPs dos estados contemplados.
  • O coordenador de curso será  o ponto de contato entre o British Council para seleção do tipo de curso, coordenação logística e controle de orçamento. Ele também será responsável pelo processo seletivo de 20 participantes e pelo monitoramento e avaliação final do curso.
  • O coordenador do curso não será instrutor e tampouco precisa ter conhecimentos específicos relacionados à língua inglesa ou comunicação científica. Os instrutores e materiais do curso serão fornecidos pelo British Council.
  • Serão aceitas propostas de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, desde que a linha de pesquisa traga um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (official development assistance, ou assistência oficial para o desenvolvimento). Mais  informações no site global do Newton Fund.
  • Cada estado será contemplado com o número de cursos de acordo com a tabela abaixo: 

Estado

Número de Cursos*

Mês de realização do curso

Alagoas

1

Setembro ou Outubro

Amapá

1

Agosto

Amazonas

2

Novembro e Fevereiro

Distrito Federal

2

Agosto

Espírito Santo

2

Setembro e Novembro

Goiás

2

Setembro e Outubro

Mato Grosso do Sul

1

Setembro ou Novembro

Minas Gerais

2

Outubro e Novembro

Paraíba

2

Novembro

Paraná

3

Agosto e Setembro

Pernambuco

1

Novembro

Rio de Janeiro

1

Setembro

Rio Grande do Norte

2

Dezembro

Santa Catarina

1

Setembro

São Paulo

3

Agosto, Setembro e Fevereiro

Sergipe

1

Outubro

   

*Cada campus pode receber uma edição curso do Researcher Connect para 20 participantes. Caso haja apenas uma inscrição no estado, o campus pode receber duas edições.

Prazo para entrega de propostas

As inscrições estão abertas até 16 de Junho de 2015, 23h59, horário de Brasília

Como participar

Candidatos a coordenadores de curso devem submeter o formulário online de inscrição completo em inglês – submissões via e-mail e/ou em português não serão aceitas.

Cada candidato a coordenador de curso submeterá uma proposta por instituição para que esta sedie um curso para treinar 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar. O formulário requer uma breve explicação dos pesquisadores de como sua pesquisa relaciona os objetivos de desenvolvimento econômico e social em benefícios convertidos a populações vulneráveis. Antes da submissão, os candidatos também devem obter permissão para submeter propostas em nome de suas instituições. 

O processo de seleção terá foco no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social. Cada FAP, coordenada pelo Confap, e o British Council cofinanciarão os cursos.

Importante: candidatos do Estado de São Paulo devem ainda seguir as diretrizes da Fapesp disponíveis em www.fapesp.br/en/9451

Uma vez submetida a inscrição, os candidatos receberão uma confirmação via e-mail contendo o número de identificação, o qual deverá ser usado em todas as comunicações com o British Council. Candidatos que não receberem uma confirmação automática via e-mail deverão contatar o British Council através de centro.info@britishcouncil.org.br

Dúvidas

Entre em contato pelo email centro.info@britishcouncil.org.br

Conheça os instrutores do Researcher Connect

Adriano Cavalleri

Biólogo, PhD em Biologia Animal pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), e atualmente professor de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande. Grande parte da sua pesquisa  trata da  ecologia do inseto e sistemática, com mais de 20 publicações sobre este assunto. Também atua como revisor em 25 revistas científicas e como co-editor da revista Zootaxa. Atualmente desenvolve  projetos em colaboração com a CSIRO Ciências Ambientais (Canberra, Austrália); Universidade de Halle (Halle, Alemanha); e outras universidades no Brasil.

Aline Ferreira de Quadros

Aline Quadros é bióloga, e tem doutorado em Biologia Animal pela UFRGS. Foi professora visitante durante dois anos na UNILA,  a Universidade Federal da Integração Latino-americana, em Foz do Iguaçu, Paraná. Tem ampla experiência de pesquisa em grupos  internacionais, tendo realizado estágios na França e Alemanha durante o doutorado, e um pós-doutorado de dois anos na Universidade de Salzburg, Áustria.

Flávia Rodrigues

Drª Flávia P. Rodrigues, graduada em Odontologia (2002) com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005) e Doutora em Odontologia pela Universidade de São Paulo – USP e Universidade de Manchester–Reino Unido (2009), possui seis anos de experiência em ensino e pesquisa em pós-graduação e graduação em Odontologia-Ciência e Nanotecnologia dos Biomateriais. Realizou seus projetos de Pós-Doutorado na Universidade de Birmingham-Reino Unido, onde é atualmente pesquisadora visitante e funcionária representante do Brasil no Departamento de Relações Internacionais. Atualmente, é Professora Titular do Programa em Clínica Odontológica na Universidade Paulista – UNIP, revisora de mais de 15 periódicos internacionais, sendo parte do corpo editorial de cinco deles, com projetos de colaboração, trabalhos apresentados em conferências e publicações com universidades do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Ásia/Oriente Médio.

Marly Tooge

Marly D'Amaro Blasques Tooge é doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês formada pela Universidade de São Paulo, professora universitária, atualmente lecionando na Universidade Anhanguera, e Tradutora Pública e Interprete comercial do Estado de São Paulo, credenciada na Procuradoria Geral da República. Autora da obra "Traduzindo o 'Brazil': o país mestiço de Jorge Amado"(2011), e de inúmeros artigos publicados nacional e internacionalmente, a acadêmica está em fase de tradução de seus trabalhos acadêmicos para o inglês, para publicação por uma editora alemã. Marly D'Amaro Blasques Tooge também tem larga experiência na área de ensino, na qual vem atuando há 25 anos. 

Mônica Campiteli

Graduada em biologia, com mestrado e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP de Ribeirão Preto. Durante o doutorado, teve a oportunidade de trabalhar na universidade de Colônia, na Alemanha, onde teve contato com a área de biologia computacional e sistemas complexos, que guiou sua pesquisa durante os próximos anos. Possui diversas publicações em revistas internacionais, apresentações em congressos, além de colaborações com pesquisadores fora do Brasil. Atualmente trabalha como consultora e tradutora de artigos científicos.

Ronaldo Christofoletti

Possui graduação em Ciências Biológicas (FFCLRP) pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Realizou Pós-Doutorados no Brasil (UNESP e CEBIMar/USP) e no exterior (Bangor University - UK). Foi Professor Substituto na Universidade Federal de Ouro Preto e na Universidade Estadual Paulista, além da docência na UNISANTA e UNISA e atualmente é Professor Adjunto junto ao Instituto do Mar da UNIFESP. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia trófica e comportamental, processos ecológicos reguladores da biodiversidade marinha e impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas costeiros.

Instituições selecionadas

Confira abaixo as instituições selecionadas nesta chamada e os respectivos coordenadores.

Instituição / FAP Coordenador Período do curso
FioCruz (FAPDF) Maria Célia Delduque 19 a 21 de Agosto de 2015
UNICAMP (FAPESP)  José Marcos Pinto da Cunha 19 a 21 de Agosto de 2015
UNIFAP (FAPEAP) Paulo Correa 25 a 27 de Agosto de 2015
UTFPR (Fundação Araucária) Fabio Kurt Schneider 25 a 27 de Agosto de 2015
PUC (FAPEG) Milca Pereira 31 de Agosto a 2 de Setembro de 2015
Unioeste (Fundação Araucária) Jackeline Gotardo 9 a 11  de Setembro de 2015
UnB (FAPDF) Demetrio Antonio da Silva Filho 17 a 19  de Setembro de 2015
UDESC (FAPESC) Luiz Coelho 21 a 23 de Setembro de 2015
UFAL (FAPEAL) José Niraldo de Farias Outubro de 2015
UFES (FAPES) Jane Meri Santos Outubro de 2015
UFG (FAPEG) Maria Clorinda Soares Fioravanti Outubro de 2015
UFAM (FAPEAM) Naziano Filizola Novembro de 2015
Universidade Católica Dom Bosco (FUNDECT) Hemerson Pistori Novembro de 2015
UPE (FACEPE) Maria Tereza Muniz Novembro de 2015
EMESCAM (FAPES) Flávia Errera Novembro de 2015
UFRN (FAPERN) Edilson Souza Dezembro de 2015
IFRN (FAPERN) Marcelo Camilo Dezembro de 2015
UEA (FAPEAM) Maria das Graças Barbosa Guerra Fevereiro de 2015
USP (FAPESP) Hamilton de Albuquerque Fevereiro de 2016
UFABC (FAPESP) Gilberto Marcos Rodrigues Fevereiro de 2016

Divulgação dos demais resultados

Para FAPEMIG, FAPESQ, FAPERJ, FAPITEC e Fundação Araucária (extensão de prazo): 21 de agosto de 2015.