Pesquisadora manipula frascos com sólidos em laboratório e os compara com uma cartela de cores. O foco da imagem está nos objetos e o rosto da mulher aparece desfocado, em segundo plano. Crédito da foto: British Council.

O Newton Researcher Links é um dos programas contemplados pelo Newton Fund, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes e investirá £27 milhões (cerca de R$ 94 milhões) até 2017 no Brasil.

O British Council, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), abriu uma chamada para workshops de pesquisa, reunindo universidades do Brasil e do Reino Unido. 

Pesquisadores de todos os estados brasileiros apresentaram propostas em cinco temas: Segurança alimentar; Terapias avançadas para o tratamento de doenças crônicas e terapias genéticas; Doenças negligenciadas; Rádio farmacêuticos; e Nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública. Coordenados por dois pesquisadores, um brasileiro e um britânico, os workshops serão realizados no Brasil com duração entre 3 e 5 dias.

Cinco propostas foram escolhidas. São elas:

Tema do Workshop Instituições Data e Local
Eco Food Supply Chains: exploring industrial ecosystems to minimize food waste and maximize social benefits University of North Hampton / Fundação Getúlio Vargas (FGV) 24 a 26 de Agosto de 2015, em São Paulo (SP)
Rain, Rivers and Reservoirs Heriot-Watt University / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 1º a 3 de Setembro de 2015, em São Paulo (SP)
Science, Technology and Innovation in Neglected Diseases: policies, funding and knowledge creation University of Sussex / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 17 a 20 de Novembro de 2015, em Belo Horizonte (MG)
Understanding and Advancing Therapies for CNS Disorders University of Reading / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 18 a 21 de Setembro de 2015, em Florianópolis (SC)
Next Generation Sequencing Applications to Improve Livestock Welfare, Food Security and Socioeconomic Stability in Brazil Swansea University / Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) 12 a 16 de Outubro de 2015, em São Paulo (SP)

Para informações sobre o Newton Fund e as próximas chamadas realizadas pelo British Council no Brasil com a utilização de recursos do fundo, clique aqui.