O Conselho Britânico (British Council), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec), por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), lançaram, em 18 de abril de 2016, a chamada 2016/2017 do programa Researcher Links com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.

O programa Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Esses workshops são coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país). 

Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre 3 a 5 dias.

Edital, formulário de inscrição e prazo de entrega de propostas

Chamada encerrada. A chamada permaneceu aberta até às dez horas (10:00 am) horário de Brasília do dia 27 de junho de 2016.

O processo de inscrição foi realizado por meio de duas submissões: no site global do programa e no site da FACEPE. Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível na área de downloads no final desta página.

Proposta selecionada

Tema: Smart Technology for Fighting Zika-Virus Epidemics – remotely and highly distributed sensed data, analytics and visual sensing of micro-macro environment health welfare
Coordenador Britânico: Ebad Banissi, London South Bank University
Coordenador Brasileiro: Fernando Buarque de Lima Neto, Universidade de Pernambuco

Prazo para a realização dos workshops

O workshop selecionado deverá ser realizado até 31 de agosto de 2017.

Dúvidas

Assista ao vídeo da nossa sessão informativa sobre as principais dúvidas relacionadas a este programa.

Temas elegíveis

Os workshops devem abordar um dos seguintes temas:

  • Zika vírus – que pode ser abordado na perspectiva das áreas de Saúde/Doenças negligenciadas, Engenharia, Tecnologias da Informação e Ciências Humanas.
  • Energias renováveis.

CRITÉRIO TRANSVERSAL PARA PROPOSTAS DE WORKSHOPS

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). Mais detalhes no site global do Newton Fund

Requisitos para candidatura

Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, sendo um britânico e um brasileiro.

Para que a proposta seja elegível, o pesquisador coordenador brasileiro deve, obrigatoriamente, estar filiado a uma universidade ou instituição/centro de pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, no Estado de Pernambuco. A estrutura proposta no lado brasileiro deverá incluir, ainda, dois pesquisadores mentores, sendo um deles vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa de Pernambuco e outro vinculado a uma instituição de Sergipe.

Todos os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão.

Financiamento disponível

O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até £ 42,000 (quarenta e duas mil libras esterlinas).

Para outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br