O Conselho Britânico (British Council), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais (Fapemig) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), lançam, em 18 de abril de 2016, a chamada 2016/2017 do programa Researcher Links com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.

O programa Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Esses workshops são coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país). 

Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre 3 a 5 dias.

Critério transversal para propostas de workshops

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). Mais detalhes no site global do Newton Fund

Temas elegíveis

Os workshops devem abordar um dos seguintes temas:

  • Prevenção e recuperação de danos causados pela mineração.
  • Desastres humanitários e emergências.

Requisitos para candidatura

Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, sendo um britânico e um brasileiro.

Para que a proposta seja elegível, o pesquisador coordenador brasileiro deve, obrigatoriamente, estar filiado a uma universidade ou instituição/centro de pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, no Estado de Minas Gerais. A estrutura proposta no lado brasileiro deverá incluir, ainda, dois pesquisadores mentores, sendo um deles vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa de Minas Gerais e outro vinculado a uma instituição do Espírito Santo.

Todos os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão.

Financiamento disponível

O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até £ 42,000 (quarenta e duas mil libras esterlinas)

Como encontrar um parceiro britânico

A International Unit, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call".

Edital e formulário de inscrição

O edital e o formulário de inscrição para esta chamada estavam disponíveis no site global do British Council (em inglês) até 27 de junho de 2016. Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível na área de downloads no final desta página.

Prazo para entrega de propostas

Chamada encerrada. A chamada permaneceu aberta até às dez horas (10:00 am) horário de Brasília do dia 27 de junho de 2016.

Prazo para a realização dos workshops

Os workshops selecionados deverão ser realizados até 31 de março de 2017.

Dúvidas

Assista ao vídeo da nossa sessão informativa sobre este programa.

Para outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br