Newton Fund Researcher Links Regional Biodiversity Workshops (Latin America)

 Chamada encerrada

O programa Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração internacional entre cientistas de países parceiros e pesquisadores britânicos. Estes workshops são coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades.

Esta chamada, aberta no Brasil em parceria com a Fapesp, convidou pesquisadores do Estado de São Paulo a apresentar propostas conjuntas para realização de workshops em parceria com pesquisadores de uma instituição baseada no Reino Unido. Os coordenadores dos workshops no Estado de São Paulo devem ser pesquisadores responsáveis ou principais em projetos de pesquisa financiados pela Fapesp em uma das seguintes modalidades: Projetos Temáticos, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). 

Os workshops selecionados farão parte do programa Biodiversity – ecosystem services for sustainable development, um esforço multinacional e colaborativo para desenvolver capacidade de pesquisa e fornecer conhecimento em nível transregional do papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos no gerenciamento de ambientes para o desenvolvimento sustentável.

Resultado

Veja abaixo as propostas selecionadas nesta chamada:

Título do workshop

Coordenadores

Tropical Transitions: the role of biodiversity in resilience to global change of tropical South American ecosystems

Yadvinder Malhi (University of Oxford) e Rafael Oliveira (Universidade Estadual de Campinas)

Remote Sensing for Biodiversity and Ecosystem Services Inventory

Thomas Robert-Meagher (University of St Andrews) e Jean Pierre Henri Balbaud Ometto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Os workshops deverão ser em inglês, com duração entre 3 a 5 dias, e poderão ser realizados na Argentina, Brasil (Estado de São Paulo), Chile, Colômbia, México ou Peru. Os participantes serão divididos em partes iguais entre pesquisadores do Reino Unido, do país hóspede e pesquisadores regionais. Workshops no Estado de São Paulo deverão ocorrer, obrigatoriamente, entre 1º de março e 31 de agosto de 2018.