O Conselho Britânico (British Council), juntamente com os parceiros locais lançam, em 16 de julho de 2019, a chamada 2019/2020 do programa Newton Fund Impact Scheme com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil.
O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.
O que é o Newton Fund Impact Scheme
O programa Newton Fund Impact Scheme tem como objetivo apoiar projetos já realizados ou em andamento pelo Fundo Newton. A chamada adicionará um valor tangível ao investimento já feito pelos financiadores parceiros e pelo Reino Unido. Os valores poderão ser solicitados por qualquer beneficiário do fundo (projetos entregues pelo British Council e também pelos outros parceiros que operam o fundo no Brasil). Os projetos devem demonstrar impactos adicionais em políticas públicas, pesquisa ou em inovação comercial. Dessa forma a chamada financiará projetos que tenham o objetivo de:
- Iniciar ou aumentar os impactos de política pública, isso pode envolver a tradução de resultados de pesquisa / e em impactos de políticas, aumentar o envolvimento com os usuários, medidas para superar barreiras ao impacto ou estender o engajamento a novas comunidades de usuários
- Iniciar ou aumentar o engajamento com multiplicadores de impacto (por exemplo, empresas, start-ups, ONGs ou instituições do terceiro setor). Isso pode envolver a movimentação de pesquisas ao longo do canal de tradução ou estender os resultados para o setor comercial (incluindo prototipagem e testes clínicos, por exemplo).
As candidaturas podem basear-se na parceria original ou formar novas parcerias para permitir que os candidatos busquem rotas criativas ou mutuamente amplificadoras de impacto.
Instituições participantes desta chamada
- FAPESP (Estado de São Paulo)
- FAPEMIG (Estado de Minas Gerais)
- Fundação Araucária (Estado do Paraná)
- FAPDF (Distrito Federal)
- FAPEAM (Estado do Amazonas)
- FAPESB (Estado da Bahia)
- FAPEPI (Estado do Piauí)
- FAPES (Estado do Espírito Santo)
- FAPEMA (Estado do Maranhão)
- Sebrae
- Adesampa
- FAS
- APPOA
- Museu de Ciência e Tecnologia PUC-RS
- FA.VELA
- Instituto Cultural Polen
- Cidade Escola Aprendiz
- SOF
- CTI
- Embrapii
- Museu do Amanhã
Consulte a seção Requisitos para Candidatura para instruções específicas para as fundações de amparo a pesquisa dos estados de Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Piauí, Espírito Santo e São Paulo.
Critério transversal para submissão de propostas
A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento).
Mais detalhes no site global do Newton Fund.
Requisitos para candidatura
Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois proponentes: um vinculado a instituição do Brasil, e um vinculado a instituição do Reino Unido. Os proponentes do Brasil devem ter sido beneficiários do Fundo Newton.
Pelas fundações de amparo a pesquisa, o proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente.
Algumas FAPs poderão possuir as suas próprias orientações associadas a essa chamada. As partes interessadas deverão consultar a sua FAP apoiadora antes de preparar a proposta.