Chamada encerrada

O British Council, a Fundação Oswaldo Cruz e a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançaram, em 3 de junho de 2019, nova chamada do programa Institutional Links com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

Esta chamada foi encerrada em 9 de agosto de 2019

Informações sobre esta chamada

Para enfrentar os desafios globais é necessário uma abordagem integrada de pesquisa e inovação, reunindo comunidades de diferentes disciplinas, setores e países em colaborações de alta qualidade.

Um desafio importante no Brasil é o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências para o setor da saúde que unam informações de diferentes bancos de dados. No país, o sistema de saúde é organizado nos níveis federal, estadual e municipal, com seus respectivos hospitais e bancos de dados; além disso, há também uma forte oferta no setor privado. Como consequência, informações são fragmentadas entre diferentes bancos de dados, o que torna mais difícil agir quando há um surto de doenças.

Nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas infectadas com doenças como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya, apenas para nomear algumas. Como consequência, tem-se o crescimento de problemas na área de saúde pública relacionados a essas ocorrências.

A chamada visa selecionar projetos interdisciplinares que contemplem importantes lacunas na compreensão de questões relevantes de saúde pública no Brasil. O objetivo é gerar conhecimento com potencial para transformar decisivamente a compreensão, o modo de pesquisa e as ações ligadas a doenças cada vez mais presentes no país. A chamada  financiará projetos que reavaliem práticas e paradigmas com base no uso consistente e profundo dos dados e forneçam novos conceitos, soluções e aplicativos que possam gerar impacto na saúde pública.

O objetivo da chamada é promover mudanças que conectem saúde pública e big data  de forma a apresentar respostas para os impactos sociais derivados da disseminação de doenças infecciosas, assim como criar e sistematizar dados de protocolos de saúde pública para doenças negligenciadas que possam servir de base para a elaboração de políticas públicas de combate a estas doenças.

Propostas selecionadas 

Título da Proposta

Proponente do Reino Unido

Proponentes do Brasil

Estimating the public health burden of arbovirus-related complications in Brazil:  A population-based big data project Elizabeth Brickley - London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM)

André Portela Souza (FGV)

Maurício Lima Barreto (FIOCRUZ)

Brazil's Fight Against Hepatitis C: Surveillance, Control, and Care Kenneth Shadlen - London School of Economics and Political Science

Elize Massard da Fonseca (FGV)

Francisco Inácio Bastos (FIOCRUZ)

Prevalence and risk factors for postpartum depression and post-traumatic stress disorder in Brazil Susan Ayers - University of London

Cláudio José Struchiner (FGV)

Mariza Miranda Theme Filha (FIOCRUZ)

O que é o Newton Fund Institutional Links

O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes. O Institutional Links, operacionalizado pelo Newton Fund, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas por um período de até dois anos. 

O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).