Sheffield é famosa pelo aço e pela produção de facas e talheres, mas você sabe o que está acontecendo na cidade nos dias de hoje?

O ano de 2016 foi declarado o Year of Making (Ano do Fazer) em Sheffield, celebrando seu passado, presente e futuro como um centro para artistas com reputação internacional por sua excelência e inovação.

É inegável que o passado industrial da cidade é crucial para a sua identidade. O Year of Making buscou atualizar o debate sobre a "cultura do fazer" em Sheffield, destacando os inúmeros itens que os residentes locais têm orgulho de dizer que foram "Produzidos em Sheffield".

Sheffield é o lar de centenas de estúdios para todo tipo de artesanato e produção artística. Lugares como Yorkshire ArtspaceS1 ArtspaceCADSTheatre DelicatessenYellow Arch e The Audacious Art Experiment oferecem espaço para artesãos, ilustradores, designers, desenvolvedores, atores e músicos. Produtoras de cinema, como a Warp, e teatrais, como Third Angel e Eclipse, estão constantemente levando histórias à vida de Sheffield.

Conheça os Makers

O Year of Making se concentrou em cinco temas: Arte e Desenho, Manufatura e Indústria, Cinema e Literatura, Patrimônio e Lugar de Fabricação, Música e Performance. Em associação com a Universidade de Sheffield, 13 projetos foram comissionados e desenvolvidos ao longo do ano. 

Saiba mais sobre os artistas por trás desses projetos nos vídeos abaixo (em inglês).

Archive Sheffield - Celebrando a criatividade escondida

Archive Sheffield, um coletivo de fotógrafos e cineastas, e o estudio de design Dust estão trabalhando juntos no projeto "The Living Archive", uma celebração visual da criatividade escondida em Sheffield. Este projeto busca construir um arquivo dinâmico da vida contemporânea em Sheffield, e será compartilhada através de jornais distribuídos pela cidade acompanhando os eventos. Primariamente fotográfico, o trabalho criado desenvolvera um importante registro para a cidade. Archive Sheffield tem laços estreitos com os arquivos da cidade de Sheffield, onde o trabalho será guardado para as futuras gerações.

Alex McLean - Dançando ao Código Vivo

Alex McLean é um líder mundial no crescente movimento Algorave. Alex se situa no delta experimental da música, tecnologia, arte e performance. Algorave is é a construção ao vivo de código e estímulos visuais. Para o público se trata de apreciar uma performance artistica ao vivo, seja através da música ou visualmente. Para o "Year of Making", Alex está colaborando com um grupo de outros "makers" e organizações– incluindo Access Space, Lovebytes, British Science Association, Algorave, Craft Council Innovation, Sampler Cultureclash, Sonic Patter, FoAM e Sound and Music – para celebrar o "making" como performance. Os vários eventos buscam examinar a complexa relação entre tecnologia, amplamente definida, e performance.

Photomarathon - Capturando Sheffield

Poucas organizações conhecem tanto sobre Sheffield como Eleven Design, os editores da revista semanal Our Favourite Places. Suas edições são um registro de realização e conquista para Sheffield; uma celebração da vibração criativa da cidade. Por esse motivo, sua participação no "Year of Making" foi promover uma maratona de fotografia, encorajando pessoas de todas as idades para capturar Sheffield sob perspectivas diferentes. Cento e cinquenta inscritos tiveram oito horas para tirar oito fotografias seguindo um conjunto de tópicos relacionados ao "making", enquanto exploravam a herança cultura do maker e o futuro da cidade. 

Links externos