Menina segurando lápis olha diretamente para a câmera
©

Mat Wright

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Acreditamos que todas as crianças importam e todos nós precisamos assumir a responsabilidade de protegê-las. Reconhecemos que o cuidado e o bem-estar das crianças são primordiais e que todas as crianças têm o direito à proteção contra todos os tipos de abuso.

O British Council reconhece que tem um dever fundamental de cuidar de todas as crianças, sempre que nossos programas e operações facilitem o contato com elas ou tenham um impacto sobre elas. Isso inclui o dever de protegê-las de abusos ou do risco de abusos como resultado de má conduta por parte de nossos funcionários ou parceiros, más práticas, falhas na concepção e/ou entrega de nossos programas e operações. Conseguimos isso através do cumprimento das leis de proteção à criança do Reino Unido e das leis relevantes em cada um dos países onde operamos, bem como pela adesão ao Artigo 19 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (UNCRC 1989).

Para o British Council, uma criança é qualquer pessoa que ainda não completou 18 anos de idade (UNCRC 1989), independentemente da idade de maioridade no país onde ela reside ou em seu país de origem. 

O British Council se compromete a:

  • Valorizar, respeitar e ouvir as crianças;
  • Assegurar a realização de todas as verificações necessárias durante o processo de recrutamento de pessoal;
  • Manter fortes sistemas e procedimentos para sua equipe em relação à proteção das crianças;
  • Treinar sua equipe e proporcionar o entendimento comum das questões associadas à proteção das crianças e assegurar a consideração dessas questões nos planos e na prática;
  • Compartilhar informações e boas práticas sobre a proteção das crianças com as crianças e seus pais e/ou responsáveis;
  • Compartilhar informações sobre questões que suscitem alguma preocupação com os órgãos e agências competentes, envolvendo pais e crianças de forma adequada;
  • Proporcionar uma gestão eficaz de sua equipe, através de processos claros, supervisão e apoio.

Forneceremos os recursos adequados e apropriados para implantar esta política e garantir que ela seja comunicada e compreendida.

O British Council revê esta política anualmente para refletir novos desenvolvimentos legais e regulamentares e assegurar a adoção de melhores práticas.

Keeping Children Safe Certified 2015

A segurança das crianças é nosso compromisso

Somos membros da Keeping Children Safe, uma rede de organizações que trabalham em conjunto para ampliar as garantias de proteção disponíveis às crianças. 

Em 2015, o British Council recebeu a certificação Keeping Children Safe Level 1 após passar por uma auditoria externa. Essa certificação atesta que nossas medidas de proteção da criança são "adequadas ao seu propósito" e reconhece oficialmente que temos uma política abrangente em vigor, com procedimentos para evitar que as crianças sejam expostas a qualquer tipo de risco ou abuso, e para agir adequadamente diante dessas situações, caso elas ocorram. 

Links externos